sexta-feira, 26 de abril de 2024

Study of Level 6 with GM Leo: No more coffee with milk

Alguns poucos meses atrás, fiz um estudo do Nível 6 do Programa Ving Tsun Experience com o Si Gung. Foi um trabalho muito especial, no qual ele pôde compartilhar durante todo o processo uma série de detalhes que, para mim, soaram como total novidade no que diz respeito ao estudo do Sistema Ving Tsun. Existe uma possibilidade de compartilhamento de informações no Ving Tsun Experience, que ao ser realizado durante a jornada Kung Fu no Sistema Tradicional, pode acabar comprometendo a natureza do Domínio Baat Jaam Do, no qual a transmissão silenciosa alcança o seu ápice.
Eu costumava não entender a razão de existir do Programa Ving Tsun Experience, e estranhava a ênfase que era dada a ele. Depois de todo esse tempo mais próximo ao Si Gung, pude não só observar como esse programa é trabalhado por profissionais que seguem este programa, bem como observar como o próprio Si Gung faz uso dele e como ele o atualiza constantemente. Nessas horas, lembro de quando chegavam as atualizações do programa em meu email, por vezes eu nem abria, pois não compreendia sua importância. Hoje percebo o quanto cada linha que gera uma nova versão permite um trabalho mais consistente. Pude também presenciar a importância que os Mestres que seguem este programa dão para suas atualizações. - "...Achei que você fez muito bem quando abriu o arquivo e o leu junto com o Edson! A ideia é essa! Você não precisa perder tempo decorando a lista do Ving Tsun Experience, você já tem muita coisa para se preocupar no Sistema Tradicional, por isso o que você fez é exatamente a lógica do tutor do Ving Tsun Experience..." - Teria dito Si Gung naquela noite de Quinta.

 A few months ago, I conducted a study of Level 6 of the Ving Tsun Experience Program with Si Gung. It was a very special work, during which he could share throughout the process a series of details that sounded completely new to me regarding the study of the Ving Tsun System. There is a possibility of information sharing in the Ving Tsun Experience, which, when conducted during the Kung Fu journey in the Traditional System, may compromise the nature of the Baat Jaam Do Domain, in which silent transmission reaches its peak.
I used to not understand the reason for the existence of the Ving Tsun Experience Program and found the emphasis given to it strange. After spending more time with Si Gung, I could not only observe how this program is worked by professionals who follow it, but also observe how Si Gung himself uses it and updates it constantly. At those times, I remember when the program updates arrived in my email, sometimes I didn't even open them because I didn't understand their importance. Today, I realise how each line that generates a new version allows for more consistent work. I could also witness the importance that Masters who follow this program give to its updates. - "...I thought you did very well when you opened the file and read it with Edson! That's the idea! You don't need to waste time memorising the Ving Tsun Experience list, you already have a lot to worry about in the Traditional System, so what you did is exactly the logic of the Ving Tsun Experience tutor..." - Si Gung would have said on that Thursday night.

Procuro aprender com Si Gung a cada momento. Por exemplo: Ele sempre parece estar fazendo algo em seu notebook, e de fato está. Isso não muda o fato de que ele mantém uma atenção não somente ao que está sendo dito, mas ao que está ocorrendo. Por vezes ele levanta os olhos, levanta as sobrancelhas como quem presta atenção, fica balançando as pernas para dentro e para fora e, dependendo do que vê, levanta ou volta a digitar. Essa dinâmica me lembra o ano de 2006, quando eu assistia meu Si Fu com os MPA's da Paula Gama e suas filhas Anna e Adda. Naquelas tardes, elas estavam acessando o Domínio "Biu Ji". Si Fu sentava-se em sua cadeira, às vezes mexendo em seu computador, às vezes simplesmente observando o que acontecia. Para mim, era um processo muito importante, porque me sentia auxiliando apenas, levando em conta as limitações que tinha.
Da mesma maneira, na noite de Quinta ao mobilizar o Edson no Nível 6, incríveis 18 anos depois daquelas tardes de altas aventuras com o Si Fu no antigo Núcleo Barra, tenho condições de assistir o Si Gung sabendo que ele está monitorando. Afinal, quando retornar ao Rio, estarei por minha conta então considero sempre uma excelente oportunidade para aprender o que não fazer.
Tinha um cara que conheci em 2018, namorado de uma amiga, ele era vendedor e se autodenominava "águia". - "É que eu sou um cara 'águia'" - Dizia ele. Eu achava aquela lógica muito divertida, porque de fato ele era um vendedor sem igual. Você sentava com ele para comer um petisco e sentia vontade de comprar um ar condicionado, sabe-se lá porque. E eu me perguntava: "Será que em meu ramo, eu sou um cara águia?" . Sendo assim, meu contato recente com esses profissionais atentos em um nível águia, imediatamente me transformou em um "café com leite" nesse grupo. Ao contrário de me sentir mal, me senti muito motivado por ter agora a possibilidade de almejar novos níveis de compreensão sobre o Sistema e os Programas. Então, nesta noite de Quinta com o Edson, depois de dois anos de muito trabalho, estava finalmente fazendo um trabalho razoável dentro do que tinha de mais atualizado no Nível 6 do Programa Ving Tsun Experience. O Mestre Quintela costuma dizer que se você praticar por dez anos a partir de agora, serão dez anos de um estudo de alto nível. Então, é uma sensação muito boa de recomeço que venho experimentando e de redescobertas.

I seek to learn from Si Gung at every moment. For example: He always seems to be doing something on his notebook, and indeed he is. That doesn't change the fact that he maintains attention not only to what is being said, but to what is happening. Sometimes he raises his eyes, arches his eyebrows as if paying attention, sways his legs in and out, and depending on what he sees, he either raises or resumes typing. This dynamic reminds me of the year 2006 when I used to assist my Si Fu with the classes of Paula Gama and her daughters Anna and Adda. During those afternoons, they were accessing the "Biu Ji" Domain. Si Fu sat in his chair, sometimes tinkering with his computer, sometimes simply observing what was happening. For me, it was a very important process because I felt like I was assisting, taking into account the limitations I had.
Similarly, on Thursday night while mobilizing Edson at Level 6, incredible 18 years after those afternoons of high adventures with Si Fu at the former MYVT Barra School, I have the opportunity to watch Si Gung knowing that he is monitoring. After all, when I return to Rio, I will be on my own, so I always consider it an excellent opportunity to learn what not to do.
There was a guy I met in 2018, the boyfriend of a friend; he was a salesman and referred to himself as an "eagle". - "It's because I'm an 'eagle' guy,"- he would say. I found that logic very amusing because indeed, he was an unparalleled salesman. You would sit down with him to eat a snack and feel like buying an air conditioner, for goodness' sake. And I wondered: "Am I an eagle guy in my field?" Therefore, my recent contact with these attentive professionals at an eagle level immediately turned me into a "coffee with milk guy" in that group. Instead of feeling bad, I felt very motivated to now aim for new levels of understanding about the System and the Programs. So, on this Thursday night with Edson, after two years of hard work, I was finally doing a reasonable job within the most updated Level 6 of the Ving Tsun Experience Program. Master Quintela often says that if you practice for ten years from now on, it will be ten years of high-level study. So, it's a very good feeling of a fresh start and rediscovery that I've been experiencing.


Observar o progresso do Edson é algo sem paralelos. Tenho conseguido acompanhar como o Edson evolui a cada visita a São Paulo. Muitos dos meus discípulos puderam, de maneira singela, contribuir de alguma forma e se beneficiaram com isso. Realmente fico muito impressionado com como o Programa se encaixa de maneira sistêmica. Si Gung parecia muito animado quando fomos jantar. Meu discípulo Lucas estava no carro e pôde compartilhar dessa sensação de quanto Si Gung estava satisfeito com o desenrolar das coisas e com o que tinha ocorrido naquela noite.
Naquela semana, recebi um vídeo que falava da importância de não "trabalharmos duro demais", pois a vida passa muito rápido. Recebo muitos vídeos com essa temática dos poucos e bons amigos que tenho; muitos se preocupam com o nível de imersão que vivo. Naquele dia, mandei o vídeo para Si Gung e pedi que ele desse sua opinião. "...Acho muito útil para aqueles que apenas trabalham demais. Por outro lado, isso tem sido uma desculpa para muitos não exercerem sua existência..." - ele teria escrito. Então, naquela quinta-feira, senti um pouco disso. Foram dois anos me sentindo perdido, atrasado, defasado, "café com leite" e muito mais... Mas de alguma maneira que não sei explicar, durante aqueles minutos de estudo do Nível 6, senti que algo encaixou. Foi como um suspiro de alívio saber mais uma vez que não existe mágica na Dimensão Kung Fu, e só com muito estudo se chega lá.
Não espero que quem leia até aqui entenda o que estou dizendo, mas esses são apenas fragmentos de memória para expressar o sentimento que sentia com Si Gung e Lucas no carro naquela noite de quinta-feira. E lembrei-me da fala de Johnathan Kent para seu filho Clark no meu seriado favorito de todos os tempos "Smallville" - "O trabalho faz o homem honesto, Clark".

Vamos com tudo!

Observing Edson's progress is unparalleled. I've been able to witness how Edson evolves with each visit to São Paulo. Many of my disciples have been able, in a subtle way, to contribute in some form and have benefited from it. I am truly impressed by how the Program fits in a systemic way. Si Gung seemed very excited when we went out for dinner. My disciple Lucas was in the car and could share in the feeling of how satisfied Si Gung was with how things were unfolding and with what had happened that night.
During that week, I received a video that spoke about the importance of not "working too hard" because life passes by too quickly. I receive many videos with this theme from the few good friends I have; many are concerned about the level of immersion I live in. On that day, I sent the video to Si Gung and asked for his opinion. "...I find it very useful for those who simply work too much. On the other hand, this has been an excuse for many not to exercise their existence," - he would have written. So, on that Thursday, I felt a bit of that. It had been two years of feeling lost, behind, outdated, "coffee with milk," and much more... But somehow, in a way I can't explain, during those minutes studying Level 6, I felt that something clicked. It was like a sigh of relief to know once again that there is no magic in the Kung Fu Dimension, and only with a lot of study can one get there.
I don't expect anyone reading this far to understand what I'm saying, but these are just fragments of memory to express the feeling I had with Si Gung and Lucas in the car that Thursday night. And I remembered Johnathan Kent's words to his son Clark in my all-time favorite TV series "Smallville" - "Work makes the man honest, Clark."

Let's do this!


A DISCIPLE OF MASTER JULIO CAMACHO
Master Thiago Pereira
Leader of  Moy Fat Lei Family
moyfatlei.myvt@gmail.com
@thiago_moy