quinta-feira, 13 de junho de 2024

Lunch with my Master Julio Camacho

 

Eu estava lendo um livro e bebendo um café em um local que me foi apresentado recentemente pelo Mestre Felipe Soares. A semana teria um nível de dificuldade altíssimo para mim, e estava fazendo algo que ouvi de Si Fu na época do "Cham Kiu", aos dezesseis anos de idade, o que ele chamava de "momentos de transição". Basicamente, é como você se prepara no intervalo entre um ciclo e o próximo. Por conta disso, eu precisava escolher com muita cautela minha atividade naquela manhã de domingo. Eu queria desanuviar das pancadas da semana anterior e recuperar o fôlego para a seguinte. Por isso, escolhi seguir com a leitura do incrível livro "Sugata Sanshiro", de autoria do filho do discípulo mais antigo do Professor Jigoro Kano: o romancista Tsuneo Tomita. O livro é um romance sobre os dias iniciais da Kodokan, inclusive antes da fundação da mesma, quando o pai do autor, o Professor Tsunejiro Tomita, era o único discípulo do Prof. Kano. A história de Jigoro Kano e seus quatro principais discípulos sempre toca o meu coração, e foi então que, ao saber de uma rápida visita do meu Si Fu à cidade do Rio de Janeiro, fiz contato com um irmão Kung Fu para saber mais detalhes e me fazer presente.

I was reading a book and drinking a coffee at a place that was recently introduced to me by Master Felipe Soares. The week would have a very high level of difficulty for me, and I was doing something I heard from Si Fu back in the "Cham Kiu" days, when I was sixteen years old, which he called "transitional moments". Basically, it's how you prepare yourself in the interval between one cycle and the next. Because of that, I needed to choose my activity very carefully on that Sunday morning. I wanted to unwind from the blows of the previous week and catch my breath for the following one. That's why I chose to continue reading the incredible book "Sugata Sanshiro", written by the son of Professor Jigoro Kano's oldest disciple: the novelist Tsuneo Tomita. The book is a novel about the early days of the Kodokan, including before its foundation, when the author's father, Professor Tsunejiro Tomita, was the only disciple of Prof. Kano. The story of Jigoro Kano and his four main disciples always touches my heart, and it was then that, upon hearing about a quick visit from my Si Fu to the city of Rio de Janeiro, I contacted a Kung Fu brother to find out more details and make myself present.


Eu resolvi me fazer presente porque, acima de tudo, acredito que não é adequado o seu Si Fu estar na cidade e você não se apresentar. Por isso, quando entrei no restaurante junto de um Si Dai que encontrei no caminho, vi uma mesa grande com muitos lugares reservados e outros já ocupados por rostos conhecidos, alguns dos quais eu já não via há muito tempo. Sentei-me em um dos lugares e aguardei o Si Fu.
Não passou muito tempo até que ele adentrasse o recinto com outros discípulos. Levantei-me e pude dar um abraço no Vladimir, um querido irmão Kung Fu de longa data. Então, finalmente, Si Fu me viu e, com um sorriso, apertou minha mão e perguntou sobre minha nova irezumi. Thiago Silva então deixou uma cadeira vaga ao lado do Si Fu, que me convidou para sentar ali.
Si Fu estava sorridente e comunicativo, e rapidamente promoveu uma conversa começando pelo pedido dos relatos de alguns dos presentes na comitiva que fizeram uma viagem de imersão em sua residência no último mês de maio. Si Fu direcionou seu olhar para o meu irmão Kung Fu, Antonio, e sua noiva, e explicava aos dois um pouco do seu pensamento por trás dessas viagens, como o fato de que, segundo ele, devido à imersão experimentada por essas pessoas, muitas vezes alguém que frequenta o Mo Gun por um ano semanalmente não teria a mesma oportunidade (inclusive em termos de horas dedicadas).
Enquanto Si Fu explicava aos dois um pouco do conceito dessas viagens de imersão, eu procurava prestar atenção no que dizia. Ainda sobre esse tema, também me surpreendi com as viagens programadas para os próximos meses, incluindo viagens para a Europa e possivelmente para a China, além da possibilidade de uma viagem de imersão em conjunto com a Família Moy Lin Mah no próximo ano. Si Fu falava de tudo com sua animação característica, mas também com muita seriedade, demonstrando toda a sua crença em seu trabalho a cada palavra.

I decided to make myself present because, above all, I believe it's not appropriate for your Si Fu to be in the city and for you not to show up. So, when I entered the restaurant with a Si Dai I met on the way, I saw a large table with many seats reserved and others already occupied by familiar faces, some of whom I hadn't seen for a long time. I sat in one of the seats and waited for Si Fu.
It wasn't long before he entered the room with other disciples. I stood up and was able to hug Vladimir, a dear Kung Fu brother I've known for a long time. Finally, Si Fu saw me and, with a smile, shook my hand and asked about my new irezumi. Thiago Silva then left a chair empty next to Si Fu, who invited me to sit there.
Si Fu was smiling and communicative, and quickly engaged in conversation by asking for reports from some of those present who had been on an immersion trip to his residence last May. Si Fu directed his gaze  to my Kung Fu brother, Antonio, and his fiancée, and explained to them a little of his thinking behind these trips, such as the fact that, according to him, due to the immersion experienced by these people, often someone who attends Mo Gun for a year weekly wouldn't have the same opportunity (including in terms of hours dedicated).
While Si Fu explained to them a bit about the concept of these immersion trips, I tried to pay attention to what he was saying. Still on this subject, I was also surprised by the trips planned for the coming months, including trips to Europe and possibly to China, as well as the possibility of an immersion trip together with the Moy Lin Mah Family next year. Si Fu spoke about everything with his characteristic enthusiasm but also with great seriousness, demonstrating his belief in his work with every word.

Si Fu também compartilhou durante o almoço um pouco sobre sua rotina de trabalho e alguns casos que precisa lidar como agente do governo. Falou com empolgação sobre o novo trabalho de sua filha mais velha, a querida Jade. Compartilhou com Antonio sobre as dimensões impressionantes do condomínio onde vive, estrutura similar a uma cidade fechada. Compartilhou algumas situações divertidas sobre a presença de jacarés na região e fez questão de explicar com o máximo de detalhes sobre todos os projetos que envolvem sua última obra chamada "Hybris", já disponível na AMAZON. Si Fu dirigiu a palavra a mim em dois momentos distintos, nos quais em um deles fiquei feliz. Primeiro, Si Fu me perguntou sobre a minha decisão de adiar a titulação do Keith Markus que seria em Agosto. Pude então compartilhar com ele de maneira super breve e singela sobre a lógica por detrás da decisão, e ele se disponibilizou para estar com minha Família Kung Fu na mesma data em Agosto. O segundo momento era quando ele falava para Antonio sobre tempo de prática. Ele teria me perguntado: "Há quanto tempo você pratica, Pereira?" - Respondi que faziam 25 anos este ano, e ele disse sorrindo: "Vinte e cinco anos..." - Antonio e sua noiva sorriram e pareceram espantados. Quando o almoço terminou, alguns discípulos se dirigiram com Si Fu para outro compromisso, alguns outros foram embora e eu me dirigi sozinho para o meu carro. Quando liguei o carro, lembrei que não entreguei nenhum "Hung Baau" para o Si Fu. Sabe, eu repensei todo o uso do envelope vermelho nos últimos dois anos devido a toda a minha vivência com o Si Gung. Eu estalei a língua em reprovação ao meu esquecimento e girei a chave. Enquanto dirigia, lembrei de uma fala do Si Fu sobre "Hung Baau" em algum desses 25 anos: "Você nunca vai conseguir entregar 'Hung Baau' suficiente para agradecer por tudo o que o seu Si Fu fez por você". - E me senti grato, pois sem o apoio do Si Fu, não poderia estar vivendo nenhuma dessas aventuras tão marcantes nos últimos dois anos em São Paulo e Brasília com Si Gung , Si Taai e tantos outros dignatários de sua geração. Então lamentei mais uma vez meu esquecimento e segui viagem.

Si Fu also shared over lunch a bit about his work routine and some cases he has to deal with as a government agent. He spoke enthusiastically about his eldest daughter, dear Jade's new job. He shared with Antonio about the impressive dimensions of the condominium where he lives, a structure similar to a gated city. He shared some amusing situations about the presence of alligators in the area and made a point of explaining in detail all the projects involving his latest work called "Hybris," already available on AMAZON. Si Fu addressed me on two separate occasions, one of which made me happy. First, Si Fu asked me about my decision to postpone Keith Markus's graduation, which was scheduled for August. I was then able to share with him in a very brief and humble way the logic behind the decision, and he offered to be with my Kung Fu Family on the same date in August. The second moment was when he was talking to Antonio about practice time. He would have asked me, "How long have you been practicing, Pereira?" - I replied that it had been 25 years this year, and he said smilingly, "Twenty-five years..." Antonio and his fianceé smiled and seemed amazed. When lunch ended, some disciples accompanied Si Fu to another commitment, some others left, and I headed alone to my car. When I started the car, I remembered that I hadn't handed over any "Hung Baau" to Si Fu. You know, I reconsidered all the use of the red envelope in the last two years due to all my experience with Si Gung. I clicked my tongue in disapproval at my forgetfulness and turned the key. As I drove, I remembered something Si Fu said about "Hung Baau" in one of those 25 years: "You'll never be able to deliver enough 'Hung Baau' to thanks for everything your Si Fu has done for you." - And I felt grateful because without Si Fu's support, I couldn't be living any of these memorable adventures in the last two years in São Paulo and Brasília with Si Gung, Si Taai, and so many other dignitaries of his generation. So, I lamented once again my forgetfulness and continued my journey.


A DISCIPLE OF MASTER JULIO CAMACHO
Master Thiago Pereira
Leader of  Moy Fat Lei Family
moyfatlei.myvt@gmail.com
@thiago_moy