segunda-feira, 8 de maio de 2023

YOU SHOULD NOT PLAY KUNG FU

[Com Si Gung e Si Baak Gung William]
[With Si Gung and Si Baak Gung William]

Esse é um artigo que escrevo enquanto ouço uma das minhas canções favoritas chamada “Roll with the changes” do REO Speedwagon. É que aconteceram muitas mudanças nos últimos meses em minha carreira, e essa é uma canção que tem me acompanhado com mais frequência em meus momentos de reflexão.
Finalizamos na última semana mais um instrumento do Programa Moy Yat Ving Tsun de Inteligencia Marcial que era o Estudo da Genealogia da Linhagem Moy Yat de Nível Básico. Participei junto de três dos meus alunos, e todo o processo foi conduzido pelo Si Gung. 
Quando comecei a inserir meus alunos nesses estudos, estava um pouco receoso. Não conseguia compreender se era adequado estar nesses seminários junto dos meus alunos. Porém, foi perguntado ao Mestre Gabriel de Brasília, se ele achava que essa configuração afetou ou afetava sua relação com seu Si Fu, tendo em vista que ambos estão sempre presentes. O Mestre Gabriel foi muito assertivo ao dizer que depois de tudo o que vivera com seu Si Fu, não seria a participação com ele que enfraqueceria sua liderança. Foi a partir desta fala, que tomei consciência, de que o maior exemplo era deixar meus alunos acompanharem ao vivo ao longo das semanas, minha busca contínua por um melhor entendimento sobre a transmissão do Sistema, sem medo de minhas perguntas parecerem básicas ou de ficar claro que existe uma abordagem mais sofisticada destes e outros instrumentos e que em algum momento, “ficamos para trás”.

This is an article I write while listening to one of my favorite songs called “Roll with the changes” by REO Speedwagon. It's just that a lot of changes have happened in the last few months of my career, and this is a song that has accompanied me more often in my moments of reflection.
Last week we finalized another instrument of the Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence Program which was the Basic Level Moy Yat Genealogy Study. I participated with three of my students, and the whole process was conducted by Si Gung.
When I started to include my students in these studies, I was a little apprehensive. I couldn't understand if it was appropriate to be in these seminars with my students. However, Master Gabriel from Brasilia was asked if he thought that this configuration affected his relationship with his Si Fu, considering that both are always present in this kind of meeting. Master Gabriel was very assertive when he said that after everything he had lived with his Si Fu, it would not be the participation with him that would weaken his leadership. It was from this speech that I became aware that the greatest example was letting my students follow live over the weeks, my continuous search for a better understanding of the transmission of the System, without fear of my questions seeming basic or of getting it is clear that there is a more sophisticated approach to these and other instruments and that at some point, “we are left behind”.

[Brasilia, 2023]


Porém, foi no último Encontro sobre o Nível 2 do Programa Ving Tsun Experience, que tive uma tomada de consciência maior ainda sobre algo que de fato, já me era claro... 
Si Gung fez uma série de observações sobre o Domínio “Cham Kiu”e suas nuances, para que pudéssemos entender melhor sobre como trabalhar no Nível 2. Eu não podia acreditar no que estava ouvindo desde o início daquela noite... Fiquei muito tocado pelo nível de profundidade nas colocações por parte do Si Gung. Ele demonstrava um profundo conhecimento, em nunca desviar do assunto. Então você que está ali até altas horas da noite, se sente prestigiado, pois as referencias sempre se afunilam para a intenção inicial. Com isso, três dias depois enquanto observava dois discípulos praticarem com o bastão, fiz um comentário sobre um assunto paralelo, mas imediatamente vi que havia sido improcedente. Por eu ser o Si Fu, existe uma tendência aos meus discípulos [principalmente os menos experientes] a me ouvirem com muita atenção, mas percebi ali que fiz um mau uso dessa atenção. Foram apenas 30 segundos talvez, mas quantas vezes alguém pode ser golpeado em 30 segundos durante uma luta? Eu havia tomado 30 segundos da vida de duas pessoas para nada. 
Não podemos “brincar com o Kung Fu”... Pelo menos, começo a ficar menos ignorante com relação ao quão fundo já poderia ter chegado...  Por isso, quando a palavra me foi passada, comentei que não era o caso de achar que estivesse fazendo um mal trabalho, mas que esse trabalho poderia estar bem melhor, se conseguisse me voltar para ele 100%... Levando em consideração de que isso não é uma desculpa, poder expor meus alunos a uma rede de pessoas debruçadas nesse entendimento refinado tem sido fundamental. 

However, it was in the last Meeting on Level 2 of the Ving Tsun Experience Program, that I had an even greater awareness of something that, in fact, was already clear to me...
Si Gung made a series of observations about the “Cham Kiu” Domain and its nuances, so that we could better understand how to work on Level 2. I couldn't believe what I was hearing from the beginning of that night... I was very touched by the level of depth in placements by Si Gung. He demonstrated a deep knowledge, never deviating from the subject. So you who are there until late at night, feel prestigious, because the references always funnel to the initial intention. With that, three days later as I watched two disciples practice Luk Dim Bun Gwan, I made a comment on a side issue, but immediately saw that it was unfounded. Because I am the Si Fu, there is a tendency for my disciples [especially the less experienced ones] to listen to me very carefully, but I realized there that I misused that attention. It was only 30 seconds maybe, but how many times can someone get hit in 30 seconds during a fight? I had taken 30 seconds of two people's lives for nothing.
We can't "play with Kung Fu"... At least, I'm starting to be less ignorant about how deep I could have already reach... That's why, when the word was passed to me, I commented that it wasn't the case of finding that I was doing a bad job, but that this work could be much better, if I could turn to it 100%... Taking into account that this is not an excuse, being able to expose my students to a network of people focused on this understanding refined has been key.


A Disciple of Master Julio Camacho
Thiago Pereira "Moy Fat Lei"
moyfatlei.myvt@gmail.com.