segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

A MAJOR SURPRISE FROM MOY YAT VING TSUN IN NITEROI CITY, BRAZIL : JUAN

 

[Eu e Si Gung em almoço no dia do Baai Si de Juan]
[Me and Si gung during lunch at the day of Juan´s Baai Si]

A vida pode ser muito desafiadora e repleta de mudanças a todo momento. É por isso que, quando não estou atuando profissionalmente, você pode me encontrar fazendo sempre as mesmas coisas nos mesmos lugares. Talvez eu queira reservar a emoção para minha vida profissional e usar meus momentos pessoais de maneira previsível para recarregar as energias suficientes para exercer minha vocação no dia ou semana seguinte.
Em um desses momentos de ócio, eu estava no meio de uma pista de dança de um Flashback que frequento todas as sextas-feiras. O nome do lugar é "Buffet Lee", uma homenagem a Bruce Lee. O DJ é um querido amigo, e o público tem 45 anos de idade para cima, o que gera um ambiente de muito respeito. As músicas são as mesmas das minhas playlists, então eu sei cantar todas, e a pista de dança escura não permite que saibam o quão pouco você sabe dançar. Assim, você poderia me ver ali quando chegou uma mensagem de Juan do Núcleo Niterói.
Juan vinha tentando verificar comigo os horários do Si Gung no Rio em função da Visita Oficial ao Núcleo Méier. Ele desejava coincidir para que talvez seu Baai Si com seu Si Fu Geraldo Monnerat pudesse ocorrer na mesma oportunidade com a presença de Si Gung. "Na hora do Flashback, Juan?" - pensei enquanto ria sozinho. Infelizmente, eu não estava conseguindo fornecer a ele as informações que precisava porque não as tinha, mas chamou-me a atenção o "Chung Chi" que ele estava utilizando para obter as informações... Inclusive durante meu Flashback de Sexta ...risos

Life can be very challenging and full of changes at every moment. That's why, when I'm not working professionally, you can find me doing the same things in the same places. Perhaps I want to reserve the excitement for my professional life and use my personal moments predictably to recharge enough energy to pursue my vocation the following day or week. In one of these leisure moments, I was in the middle of a dance floor at a Flashback Music Party I attend every Friday. The place is called "Buffet Lee," a tribute to Bruce Lee. The DJ is a dear friend, and the audience is 45 years old and above, creating an atmosphere of great respect. The songs are the same as those in my playlists, so I can sing them all, and the dark dance floor doesn't reveal how little you know about dancing. So, you could see me there when a message from Juan from the MYVT Niterói School arrived.
Juan had been trying to check with me the schedules of Si Gung in Rio due to the Official Visit to MYVT Meier School. He wished to coincide so that perhaps his Baai Si with his Si Fu Geraldo Monnerat could happen at the same opportunity with the presence of Si Gung. "During the Flashback time, Juan, really?" - I thought as I chuckled to myself. Unfortunately, I wasn't able to provide him with the information he needed because I didn't have it, but I was intrigued by the "Chung Chi" he was using to obtain the information... Even during my Friday Flashback... laughter.

[Juan executa o Cham Kiu a direita]
[Juan does the Cham Kiu in the right]

Chamamos CHUNG CHI (衝刺), a "Intenção de avançar", e ao final do primeiro dia da Visita Oficial ao Núcleo Méier, Juan finalmente estava tendo sua aula de Cham Kiu diretamente com Si Gung, com a participação de seu Si Fu. E olha... Foi bonito de ver...
Juan havia percorrido todo o caminho desde Volta Redonda, uma cidade bem distante do Rio, embora no mesmo estado. Ele deixou sua esposa e filho e pegou a estrada para essa aula que ocorreu altas horas da noite em um dos pavimentos do hotel em que o Si Gung estava hospedado.
Muitos dos meus discípulos estavam presentes, e espero que eles tenham percebido que Juan não pediu para parar nem uma única vez. Bom, pelo menos não que eu tenha percebido.
As duplas trocavam uma após a outra, e Juan permanecia praticando com afinco. Por mais que estivesse suando, e as duplas se revezassem sem parar, ele continuava focado. Podia notar isso na seriedade com a qual ele fazia todos os trabalhos propostos, e nas dúvidas ou comentários que fazia.
Sua atitude me lembrou praticantes que conheci ainda garoto e do ambiente de prática quando eu mesmo estava no Cham Kiu. Em algum nível, nós achávamos que parar para descansar era demonstrar fraqueza, e nunca parávamos. Juan parece conseguir fazer isso por razões mais virtuosas.

We call CHUNG CHI (衝刺), the "Intention to advance," and at the end of the first day of the Official Visit to the MYVT Méier School, Juan was finally having his Cham Kiu lesson directly with Si Gung Leo Imamura, with the participation of his Si Fu. And you know... It was beautiful to see...
Juan had traveled all the way from Volta Redonda, a city quite distant from Rio, although in the same state. He left his wife and son and hit the road for this lesson that took place late at night on one of the hotel floors where Si Gung was staying.
Many of my disciples were present, and I hope they noticed that Juan didn't ask to stop even once. Well, at least not that I noticed.
The pairs exchanged one after another, and Juan continued practicing diligently. Even though he was sweating, and the pairs took turns without stopping, he remained focused. I could see this in the seriousness with which he approached all the proposed tasks and in the questions or comments he made.
His attitude reminded me of practitioners I met when I was still a boy and of the practice environment when I myself was in Cham Kiu. At some level, we thought that stopping to rest showed weakness, and we never stopped. Juan seems to be able to do this for more virtuous reasons.

[Meus discipulos observam Juan executar o Cham Kiu]
[My disciple watches Juan doing the Cham Kiu]


Quando estive em Brasília pela segunda vez este ano, Si Gung disse ao meu discípulo Vitor que ele sempre se coloca disponível para quem tem o desejo de aprender. Parece então que Juan é um desses casos. Pois, Si Gung havia criado um clima desde o início com muita marcialidade no ar. Todos estavam muito atentos, e quando alguém se distraía, ele rapidamente e de diferentes maneiras trazia não só a pessoa, mas todos os presentes de volta à dimensão kung fu, onde a conduta durante a experiência marcial precisa ser adequada. Mesmo assim, de vez em quando, ele comentava com uma singela felicidade sobre o desenvolvimento de Juan. Resultado de um trabalho dele com o Si Fu de Juan, o Mestre Geraldo Monnerat, através do Sistema RIS. Vendo a atitude de Juan, lembrei das mensagens dele para o meu telefone, em particular aquela do Flashback. Lembrei também como algumas semanas antes ele havia se mobilizado junto de outros irmãos Kung Fu para levar Si Gung até Niterói para seu Baai Si. No final das contas, Juan me fez refletir se o que entendo sobre CHUNG CHI (衝刺) foi atualizado ao longo dos anos, ou se sigo pensando com base no primeiro contato que tive com esse conceito em 2001 no Cham Kiu. Juan parece-me uma das grandes boas surpresas do ano de 2023.

When I was in Brasília for the second time this year, Si Gung told my disciple Vitor that he always makes himself available for those who have the desire to learn. It seems that Juan is one of those cases. Si Gung had created an atmosphere from the beginning with a strong martial presence. Everyone was very attentive, and when someone became distracted, he quickly and in various ways brought not only that person but all present back to the kung fu dimension, where conduct during the martial experience needs to be appropriate. Nevertheless, from time to time, he would comment with simple joy about Juan's development. This was the result of his collaboration with Juan's Si Fu, Master Geraldo Monnerat, through the RIS System. Observing Juan's attitude reminded me of his messages to my phone, particularly that one during the Flashback party. I also remembered how a few weeks earlier he had mobilized with other Kung Fu brothers to take Si Gung to Niterói city for his Baai Si. In the end, Juan made me reflect on whether my understanding of CHUNG CHI (衝刺) has been updated over the years or if I still think based on my first encounter with this concept in 2001 during Cham Kiu. Juan seems to me one of the great pleasant surprises of the year 2023.


A DISCIPLE OF MASTER JULIO CAMACHO
Thiago Pereira "Moy Fat Lei"
moyfatlei.myvt@gmail.com
@thiago_moy