segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

BAD LUCK AND THE BAAT JAAM DO [八斬刀]

Em nossa última Aula de Excelência, meu Mestre Julio Camacho[FOTO] falou sobre a importância de se estar com “a mente no momento presente”. Não é que nunca tenha escutado sobre isso, mas a maneira com que o raciocínio é construído numa conversa “Si Fu-To Dai”, faz com que coisas que já ouvimos, ganhem uma importância diferenciada. Portanto, foi curioso ouvir isso dele, pois depois de muito sacrifício, consegui voltar a praticar apenas para mim... 
Sempre fazia qualquer prática na última década com um viés de pensamento apontando para a “transmissão”. Estava sempre pensando nos meus alunos e estava deixando o “Thiago praticante” de lado. E ao começar a praticar sozinho com as facas mais intensamente nos últimos meses, comecei a perceber o quão difícil ainda é fazer os movimentos em alto nível... Foi então que um dia me deparei com um vídeo do Sensei Helio Arakaki. Ele participou do canal “Kung Fu Life” com meu Si Gung Leo Imamura, e me encantei pela admiração dele com seu Mestre, o Sensei Sagara. No vídeo, Sensei Arakaki executava o “Heian Shodan” em um “ultra slow motion”... Foi quando tive a ideia de praticar da mesma forma...

In our last Excellence Class, my Master Julio Camacho[PHOTO] spoke about the importance of having “the mind in the present moment”. It's not that I've never heard about it, but the way the subject is built in a "Si Fu-To Dai" conversation, makes things we've already heard gain a different importance. Therefore, it was curious to hear that from him, because after a lot of sacrifice, I managed to go back to practicing just for myself...
I have always done any practice over the last decade with a bias towards “transmission”. I was always thinking about my students and I was leaving “Thiago Practitioner” aside. And as I began to practice more intensively with knives in recent months, I began to realize how difficult it still is to perform the movements at a high level... It was then that one day I came across a video by Sensei Helio Arakaki. He participated in the channel “Kung Fu Life” with my Si Gung Leo Imamura, and I was enchanted by his admiration for his Master, Sensei Sagara. In the video, Arakaki Sensei performed “Heian Shodan” in “ultra slow motion”... That's when I had the idea to practice in the same way...

[Um único equívoco na execução me leva a parar e começar tudo novamente,
as vezes eu só fico parado revendo os movimentos na minha mente]

[A single error in execution causes me to stop and start all over again,
sometimes I just stand there replaying the movements in my mind]


Se em práticas do Nível Básico “Siu Nim Tau” como o “Lap Sau”, você pode isolar a energia, ao obstruir a energia da outra mão. No Nível Superior Final “Baat Jaam Do” isso não é possível... Tudo é um movimento contínuo, e mesmo fazendo em um timing muito baixo, percebia o quanto minha mente voava para a mão que estava executando o movimento, não o próximo. Sobre isso, Si Fu chamou de “ponto futuro”, que seria quando não estamos falando de espaço, mas de tempo. Então, é como se eu estivesse caprichando demais no posicionamento, mas sem uma movimentação constante, o movimento estava morto. Você precisa estar presente em todo o seu corpo, mantendo a faca com uma energia de corte ou perfuração constante. Isso tudo, com as pernas vivas e prontas para movimentarem também... 

If in Basic Level “Siu Nim Tau” practices such as “Lap Sau”, you can isolate the energy by obstructing the energy of the other hand. In the Final Superior Level "Baat Jaam Do" this is not possible... Everything is a continuous movement, and even doing it in a very slow timing, I realized how much my mind flew to the hand that was executing the movement, not the next one. About this, Si Fu called it the “future point”, which would be when we are not talking about space, but about time. So, it's like I was putting too much effort into positioning, but without constant movement, my hands were dead. You need to be present with your whole body, keeping the knife with constant cutting or piercing energy. All this, with legs alive and ready to move too...

Acontece que facas não são coisas essenciais ao nosso corpo, diferente das mãos e pés. Portanto, observei que com relação aos Níveis que se utilizam apenas de nosso próprio corpo no Sistema Ving Tsun, talvez não estivesse tão bem quanto pensava... Estava me baseando muito no “posicionamento”, e isolando as energias de maneira inadequada. Confundindo um braço vivo com um braço tensionado. E como eram meus próprios membros e não duas facas, ficava mais fácil de me enganar. Sobre isso, Si Fu disse que independente do que estejamos praticando, é a mesma pessoa que está praticando. E isso mostra o Kung Fu da pessoa em diferentes cenários. 

It turns out that knives are not essential to our bodies, unlike our hands and feet. Therefore, I noticed that with regard to the Levels that only use our own body in the Ving Tsun System, perhaps I was not as well as I thought... I was relying too much on “positioning”, and isolating energies inappropriately. Mistaking a live arm for a strained arm. And since they were my own limbs and not two knives, it was easier to fool me. About that, Si Fu said that regardless of what we are practicing, it is the same person who is practicing. And it shows the person's Kung Fu in different scenarios.
A prática de uma arte marcial como o Sistema Ving Tsun, nos permite parar e recomeçar quantas vezes forem necessárias. Naquele momento em que nossas mentes flutuaram para longe, podemos simplesmente nos reorganizarmos e recomeçar... Porém, fica uma reflexão: Você não precisa ter sorte várias vezes... Um único momento em que a sorte lhe sorri, é o suficiente para mudar sua vida. O mesmo vale para a má sorte... E o mesmo vale para a execução de um movimento numa situação de combate simbólico, que é ainda mais amplificado com o uso das facas por você e pelo seu adversário: Ainda que simbolicamente, se voce se distrair, você morre.
Por fim, pensei muito sobre a quantidade de arrependimentos que carrego...A sorte sorriu mas eu não soube aproveitar. Porém, se fosse uma luta com facas, eu teria morrido. Morto, do que me valem os arrependimentos? 

The practice of a martial art like the Ving Tsun System allows us to stop and start again as many times as necessary. In that moment when our minds floated away, we can simply reorganize ourselves and start over... However, a reflection remains: You don't need to be lucky several times... A single moment when luck smiles at you, is enough to change your life. The same goes for bad luck... And the same goes for executing a move in a symbolic combat situation, which is further amplified with the use of knives by you and your opponent: Even if symbolically, if you sleep, you die.
Finally, I thought a lot about the amount of regrets I carry... Luck smiled but I didn't know how to take advantage. However, if it was a knife fight, I would have died. Dead, what good are my regrets?

A Disciple of Master Julio Camacho
Thiago Pereira "Moy Fat Lei"
moyfatlei.myvt@gmail.com.