domingo, 22 de novembro de 2020

Carol and Well: “Taking Si Fu Thiago Pereira to ride a motorcycle and dance“

 


Introdução por:
Mestre Thiago Pereira

A vida tem sido dura com todos nós nesse ano de 2020, mas talvez por ter aprendido por mais de vinte anos com meu Mestre Julio Camacho a relaxar em situações de crise. Acredito que tenha desenvolvido uma certa sensibilidade para apreciar pequenos e singelos momentos como se fossem únicos, e deles, extrair algum aprendizado. 
Minha vida particular começou a ir mal desde Junho de 2017, e além disso, muito trabalho e pouco tempo para dedicar a mim mesmo. Então no ano de 2019 resolvi me dedicar mais tempo: Me matriculei numa moto-escola para realizar o sonho de aprender a pilotar uma moto. Além disso, descobri um local próximo ao Mo Gun que tem shows ao vivo de bandas que tocam trilhas sonoras de filmes e músicas das décadas de  '70 e '80.. Eu comecei a frequentar o local, e cada vez que entro lá, é um momento que tenho para dançar e cantar... Além disso, pude fazer novas amizades.
Conversando com meu Mestre Julio Camacho certa vez, ele disse-me que um bom Si Fu consegue prover Vida-Kung Fu em qualquer ambiente. E com isso, aceitei o convite do meu discípulo Wellington Souza para treinar em sua moto e convidei minha discípula Caroline Archanjo para me acompanhar numa das idas ao Pub que toca músicas antigas... Nas linhas a seguir, eles compartilhar um pouco sobre como foram esses momentos para eles...

Thiago Pereira “Moy Fat Lei“
Novembro de 2020

Introduction by:
Master Thiago Pereira

Life has been hard on all of us in 2020, but perhaps because I learned for more than twenty years with my Master Julio Camacho to relax in crisis situations. I believe that I have developed a certain sensitivity to appreciate small and simple moments as if they were unique, and to extract some learning from them.
My private life started to go badly since June 2017, and besides, a lot of work and little time to dedicate myself. So in 2019 I decided to dedicate more time to myself: I enrolled in a motorcycle school to fulfill the dream of learning to ride a motorcycle. In addition, I discovered a location near Mo Gun that has live shows by bands that play movie soundtracks  and music from the 70´s  and the '80s . I started going to the place, and every time I go there, it's a moment I have to dance and sing ... Besides, I was able to make new friends.
Talking to my Master Julio Camacho once, he told me that a good Si Fu can provide Kung Fu-Life in any environment. And with that, I accepted the invitation of my disciple Wellington Souza to train on his motorcycle and invited my disciple Caroline Archanjo to accompany me on one of the flashback nights at the Pub that plays old songs ... In the following lines, they share a little about how were these moments for them ...

Thiago Pereira “Moy Fat Lei“
November 2020


ENSINANDO SI FU A ANDAR DE MOTO
por Wellington Souza

TEACHING SI FU TO RIDE A MOTORCYCLE
by Wellington Souza


 Hoje foi um muito dia especial! Aqui estou, tendo acesso ao Domínio “Cham Kiu”. Uma bela manhã de Domingo na Península da Barra da Tijuca, onde vivi mais um momento de “Vida Kung Fu” com meu Si Fu Thiago Pereira. Após o café da manhã, pude me sentir como um instrutor de moto-escola;

Today was a very special day! Here I am, having access to the Domain “Cham Kiu”. A beautiful Sunday morning in the Barra da Tijuca Peninsula, where I lived another moment of “Kung Fu-Life” with my Si Fu Thiago Pereira. After breakfast, I could feel like a motorcycle school instructor;


Si Fu ficou treinando na minha moto para fazer a prova que será em breve. Percebi que Si Fu precisava de alguns ajustes, entre uma volta e outra, ele parava ao meu lado e tirava algumas dúvidas em relação a ajustes entre máquina/homem.Então ao final, perguntei a Si Fu sobre sua experiência. Ele disse-me que teve dificuldades em colocar à moto no neutro e outros assuntos relacionados. 

Si Fu was training on my bike to do the exams that will be soon. I realized that Si Fu needed some adjustments, between laps and turns, he would stop by my side and clear up some doubts regarding adjustments between machine / man. Then at the end, I asked Si Fu about his experience. He told me that he had difficulties putting the bike in neutral and other related matters.
Então ele nos conduziu até um jardim onde falou: ”Preste atenção”. Quando percebi, que estava tendo acesso ao Cham Kiu, travei!!! E Si Fu perguntava:”Você está entendendo o que está acontecendo?” - E eu continuei travado por um tempo, até que consegui executar o que foi mostrado. Sigamos!

Then he led us to a garden where he said: "Pay attention". When I realized that I was having access to Cham Kiu, I froze up !!! And Si Fu asked, "Do you understand what is happening?" - And I stayed stuck for a while, until I managed to execute what was shown. Let's go!

 O discípulo no 10 do Mestre Thiago Pereira: 
Wellington Souza “Moy Waan Lei Tung”

The Number 10 disciple of Master Thiago Pereira.
Wellington Souza “Moy Waan Lei Tung”

APRENDENDO A DANÇAR COM SI FU
por Caroline Archanjo

LEARNING TO DANCE WITH SI FU
by Caroline Archanjo



Pude acompanhar meu Si Fu até um Pub, que é um local que ele gosta bastante de frequentar, por duas vezes nas últimas semanas. Num primeiro momento, eu estava ainda com certo nível de tensão, e certamente não parecia alguém que costuma frequentar o lugar. Mas apesar disso, foi um ótimo momento para poder apreciar as músicas, o ambiente e ouvir Si Fu falar um pouco sobre algumas músicas e sobre as bandas, muitas das quais eu não conhecia. Na nossa segunda ida, Si Fu compartilhou um pouco comigo sobre saber se adequar ao ambiente, pois eu estava bastante travada e encostada todo o tempo na mesa, e falou sobre como eu poderia acompanhar qualquer música dançando, através do que ele chamou de “Siu Nim Do da dança" risos. Um simples movimento dos calcanhares para dentro,como quando entramos em “Yi Ji Kim Yeung Ma”, só que em tempos diferentes que permite dançar qualquer ritmo. Foi bem divertido, e consegui me sentir parte do ambiente acompanhando passos de épocas em que nem era nascida. Algo bem diferente de nossa primeira ida. 

I was able to accompany my Si Fu to a Pub, which is a place he likes a lot to go . At first, I was still with a certain level of tension, and I certainly didn't look like someone who used to frequent the place. But despite that, it was a great time to be able to enjoy the songs, the environment and hear Si Fu talk a little about some songs and bands, many of which I didn't know. On our second moment there, Si Fu shared with me a little bit about knowing how to adapt to the environment, as I was very stuck and leaning all the time at the table, and talked about how I could follow any song dancing, through what he called “A Siu Nim Do for dance "[laughs]. A simple movement of the heels inwards, as when entering" Yi Ji Kim Yeung Ma ", in different timing that allows dancing to any rhythm. It was very fun, and I managed to feel part of the environment accompanying steps from times when I wasn't even born, something quite different from our first trip.


Pude aprender também sobre relaxar mais e saber manter a atenção de forma mais relaxada, e apreciar bastante a noite, e me lembrei de uma frase que Si Fu costuma dizer e que pra mim é bastante especial: "Um dia, uma vida." Certamente essa experiência vai me lembrar de apreciar cada momento, vivendo cada dia ao máximo. E me lembrar de não deixar de dançar. 

I was also able to learn about relaxing more and knowing how to keep my attention in a more relaxed way, and really enjoy the night, and I remembered a phrase that Si Fu used to say and that is very special to me: "One day, one life." This experience will certainly remind me to enjoy every moment, living each day to the fullest. And remember not to stop dancing.

Discípula numero 6 do Mestre Thiago Pereira,
Caroline Archanjo “Moy Ging Feng”

The number 6 disciple of Master Thiago Pereira
Caroline Archanjo “Moy Ging Feng” 


PRÓXIMO ARTIGO DOS MEMBROS 
VITALÍCIOS DA FAMÍLIA MOY FAT LEI:

NEXT ARTICLE BY THE
SPECIAL STUDENTS OF MOY FAT LEI FAMILY:


Dizem que tudo o que você faz com seu Si Fu, seu discípulo fará com voce!
No próximo artigo dos membros vitalícios. Thiago Duarte vai reclamar do “Lap Sau” igual seu Si Fu fez no ano de 2000, para só então começar a apreciar o “Siu Nim Tau”! Não perca!

They say that whatever you do with your Si Fu, your disciple will do with you too!
In the next article of the special students. Thiago Duarte will complain about the “Lap Sau” just like his Si Fu did in 2000, only then to start enjoying “Siu Nim Tau”! Don't miss out!