Em mais um post no meu bog, gostaria de comunicar que graças a três pessoas em especial, já temos condições de colocar uma antiga idéia do Sifu em vigor: Que seria a de exibirmos dois filmes por mês no Mogun.
William Franco antes de viajar para Angola, deu de presente seu projetor para a Familia Kung Fu. E com algumas instalações de última hora, a um

Sifu dava pausas ao longo do filme, para comentar pequenos grandes detalhes, escondidos nesta produção. Para quem não entendeu, Sifu fazia colocações pertinentes sobre detalhes culturais, que o filme não pára exatamente para ficar explicando, mas que eles estão lá para quem consegue ver.
Em 2001, Sigung fez o mesmo ao exibir "O Tigre e o Dragão"("Crouching Tiger,Hidden Dragon",2000). Dando detalhes tão sutis para os presentes sobre a projeção, que faz qualquer um ver o quanto é até ridiculo quando alguém critica um filme como "HERÓI"(Hero,2002) , só porque os personagens voam.
Voltando ao tema, Sifu pediu a mim e a Carlos Antunes para providenciar a instalação do projetor no Mogun, de forma apropriada para exibição quando necessário. Com milhares de coisas pendentes, não abracei a missão, mas Carlos Antunes como sempre levou até o fim, e com a ajuda de Thiago Silva(Chi Yau Si), no último Sábado, instalou o projetor no teto da sala 129, deixando marcados também os furos para prender o enorme telão que já se encontra no Mogun também.
Assistir filmes na presença do Sifu e na companhia da Familia Kung Fu, tendo a oportunidade de saber um pouco mais a respeito do que nossos olhos não captam, é uma experiência muito boa!
E não estou reduzindo a utilidade do projetor só a exibição de filmes comercializados, mas também aos nossos videos internos da Familia que já estão sendo passados para DVD.
abaixo, minhas 3 primeiras sugestões de filmes que possuo,para a exibição no nosso projetor:
1) "Shaolin Soccer" (Stephen Chow, 2001)

Stephen Chow, (o autor/diretor/ator principal do filme), é considerado uma espécie de gênio da comédia em Hong Kong.Treinou Ving Tsun em sua juventude com o lendário Wong Shun Leung , e é fã assumido de Bruce Lee, o qual sempre tenta citar em seus filmes.
Ele foi o responsável pelo sucesso inesperado de bilheteria, "Kung Fusão"(Kung Fu Hustle,2004). E muito antes, em 2001, deu ao mundo esta obra prima chamada "Shaolin Soccer".
Shaolin Soccer, conta a história de Sing "Perna-de-ferro"(Stephen Chow). Um ex estudante de kung fu shaolin, que junto de seus irmãos kung fu(Sim! Eles se tratam como Sihing e Sidai no filme!) , receberam a missão de seu Sifu antes de falecer, de propagar o Kung Fu Shaolin pelo mundo todo!Porém, cada um segue caminhos diferentes, mas Sing após conhecer o ex-jogador decadente da Seleção Chinesa "Golden Leg"(!!!!!), e nunca ter esquecido a promessa que fez a seu Sifu.Resolve convocar seus irmãos kung fu a formarem um time de futebol utilizando suas habilidades de Kung Fu para participarem do Campeonato Nacional.
Eles são cinco:
Cabeça-de-ferro: O Dai Sihing. Fumante, deixa os ensinamentos de Shaolin de lado, e arruma um emprego numa boate como "faz tudo" onde vive sendo humilhado pelo seu patrão.Porém nada faz, pois precisa sustentar a Familia.
Mãos-leves: Esse irmão vive desempregado num barraco perto de um ferro velho lembrando de como eram os tempos de Shaolin.
Colete-Leve: Esse é o irmão Kung Fu caçula. Dono de um corpo muito trabalhado quando treinava, agora se encontra gordo e sem capacidade de usar sua técnica do "Colete Leve de Shaolin".
Pernas-de-Gancho: Trabalha numa floricultura. O mais turrão dos cinco, vive revoltado por estar perdendo cabelo.
Camisa-de-Ferro: Finge que é um rico empresário, é um dos mais velhos de idade.
Sing "Perna-de-ferro": O mais destemido dos irmãos. Nunca esqueceu o Kung Fu Shaolin, e após encontrar-se com o decadente "Golden Leg", forma o time "Shaolin" de futebol amador com seus irmãos kung fu e partem para o campeonato nacional!
Nota: Os apelidos de cada personagem, dizem respeito a sua especialidade no Kung Fu Shaolin.

trailer no youtube:


2) The Prodigal Son(Yuen Biao e Sammo Hung) - "A história de Leung Jan(ving tsun)".

Leung Jan, é filho de uma rica família da província de Fat San(Fó Shan), no sul da China. Ele acha que é o melhor lutador de toda a região, mas mal sabe que seu acompanhante(uma espécie de babá), paga para que seus adversários percam as lutas.
Num belo dia, chega a Fat San a Ópera Cantonesa, e o Sifu de Ving Tsun Leung Yee

O filme é uma comédia muito "família", com algumas cenas antológicas como quando Leung Jan tem que interpretar o General Kwan Kun na apresentação da Ópera em cima da hora, por um pedido de Leung Yee Tai.
Para quem é praticante , as cenas em que Leung Jan aprende a base "Yee Ji Kim Yeung Ma" e a cena do Baai Si, são bem marcantes! Vale uma conferida!

trailer no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=vg4iintBLvI
3) WING CHUN
De longe, o mais fraco dos três, porém não menos curioso.
O filme conta a história de Yim Ving Tsun, uma mulher que vive com seu pai, irmã e tia numa casa onde também vendem Tofu(Dao Fu). Ving Tsun passou por um árduo treinamento com uma misteriosa monja(Ng Mui) e pe

Uma jovem que perdeu seu marido,passa a morar na casa de Wing Chun, despertando num líder local, o desejo de tê-la em seus braços. Wing Chun tenta defende-la mas é derrotada.
Neste meio tempo, seu antigo amigo de infância, Leung Bok Toa, retorna a vila onde ela vive, porém ele não a reconhece e a confunde com a menina que agora mora em sua casa.(o que rende algumas inocentes cenas de comédia.)
Ving Tsun, marca um desafio com o perverso rufião, e vai até sua mestra em busca de treinamento para reencontrar sua feminilidade perdida e resgatar sua amiga e o amor de Bok Toa.
Para os praticantes, uma das cenas mais legais do filme, é quando ela olha para Bok Toa antes de lutar com o rufião e pede:
"Baat Jam Doa!" - E Bok Toa entrega as duas facas nas mãos de Ving Tsun para lutar.
O filme também conta com uma das lendas de filmes de artes marciais, Donnie Yen ( que entre seus papéis interpretou "Céu" em "Herói"), e Michele Yeoh ( conhecida na Ásia como "Jackie Chan de saias" pelos fãs.) entre seus papéis mais famosos está "Shu Lien", um dos personagens principais em "O Tigre e o Dragão"(2002)
Por curiosidade, vale conferir!
trailer no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=f-v7JVWAbv8