quinta-feira, 28 de maio de 2009

POSTAGEM MEGA-ESPECIAL: MOY YAT INSIDE KUNG FU

CAPA: "Falecimento de Moy Yat deixa o Ving Tsun vazio."


Quando você entra no Núcleo São Paulo da Moy Yat Ving Tsun no bairro do Brooklyn paulista, existe uma vitrine com algumas lembranças que Si Gung guarda de seu Si Fu Moy Yat. Entre elas, está uma revista aberta com uma matéria sobre Si Taai Gung Moy Yat que eu sempre olhava e pensava: "Poxa, queria ler essa revista!". Quando digo isso, não pensem que minha curiosidade pelos demais objetos era menor(como por exemplo a carteirinha de estudante de Si Taai Gung), mas essa revista sempre me chamou a atenção.

Numa emocionante reportagem que fala da triste partida do grande Mestre, é possível conhecer um pouco de sua carreira e de seu compromisso com seu Si Fu, e com a arte em si.

O Blog do Pereira pede licença para tratar deste "Adeus", mas esperamos que sirva como um tributo assim como na revista!

A matéria completa com os Scans .

(O crédito dos Scans são de Si Baak Gung Kevin Martin dos E.U.A.)


Vamos a matéria!

PÁGINA 1:


Moy Yat, a maior exportação do Ving Tsun

A morte de grão-Mestre Moy yat, deixa um grande vazio na comunidade Ving Tsun dos E.U.A.
(Por Robert Dreeben)

A comunidade de Artes Marciais perdeu uma lenda recentemente quando
grão-Mestre Moy Yat faleceu de causas naturais na sua casa,no Queens em NY. Ele tinha 62 anos.

Grão-Mestre Moy Yat era considerado um dos maiores "Professores" de artes marciais de todos os tempos.
Moy Yat foi um dos primeiros Si Fu de Ving Tsun a começar a ensinar em Nova York em 1973 e foi creditado por introduzir o Ving Tsun nos Estados Unidos. Não somente ele teve mais de 100 Núcleos pelos mundo durante sua carreira, como também ele era reconhecido entre os "seniors" do Ving Tsun como um dos grão-mestres da vanguarda do Sistema.
(Si Taai Gung Moy Yat com alguns dos Jiu Pai a serem entregues a alguns de seus discípulos para legitimar sua condição de Si Fu.)

Moy Yat era respeitado não somente por seus discípulos, mas também por guiar artistas marciais de outros estilos também.

Ving Tsun em Hong Kong:

Nascido em 28 de Junho de 1938 em Toi Shan(Guang Tong, China), o nome de nascimento de Moy Yat era Moy Yit Kai.
Era o sonho de Moy Yat quando jovem, estudar Ving Tsun e se tornar um "instrutor".

Em 1953 a Família de Moy Yat se mudou para Hong Kong, quando seu sonho mais tarde seria preenchido, ao ser apresentado ao Patriarca Ip Man, por seu bom amigo Moy Bing Wah em 1957.
Ip Man deu a missão a seu irmão kung fu mais velho Mak Po Sing, para começar seu Kung Fu. Moy Yat imergiu a si mesmo no Ving Tsun e começou a viver a "vida kung fu". Pelos primeiros cinco anos de estudo, ele treinou Kung Fu diligentemente por 10 horas por dia, sete dias na semana.

Seu comprometimento e dedicação o levou a se tornar o mais jovem Si Fu de Ving Tsun sob a tutela de Ip Man aos 24 anos de idade.
(Moy Yat com seus primeiros To Dai ainda em Hong Kong, ao lado de seu Si Fu Ip Man.)

Ainda assim, Moy Yat nunca parou de estudar com Ip Man. De fato, ele se tornou um dos mais próximos discipulos, ficando ao seu lado de 1957 a 1972 e eventualmente se desenvolvendo em um dos seus principais "Instrutores".

PÁGINA 2:


"O falecimento de Moy Yat não é apenas uma perda para a arte do Ving Tsun,
mas também para todo o mundo. Ele era um homem
muito estudado: bom pintor, poeta, artista e um cavalheiro. Esta é uma grande perda para a Cultura Chinesa".
(Grão-Mestre William Cheung.)

O nome "Moy Yat" significa "O Moy número 1". Este nome foi dado a ele por Ip Man.
Moy Yat se tornou um bom amigo e seguidor e nunca estava longe de Ip man.
Foi durante os anos em que esteve no círculo próximo a Ip Manque Moy yat aprendeu o mais alto nível do Ving Tsun, através da "Vida Kung Fu" com seu Mestre. Um dos segredos de dominar o Kung Fu é passando tempo com seu Si Fu e aplicando os principios do Kung Fu na vida diária. É assim que altos níveis de habilidade e conceitos são passados entre Mestres e Discípulos.
Em 1968, Moy Yat ajudou a organizar e estabelecer a Ving Tsun Athletic Association em Hong Kong. Durante os últimos 10 anos de vida de Ip Man, Moy Yat era responsável por muitas das atividades da Escola, organizando importantes eventos, como o aniversário de Ip Man, celebrações de ano novo chinês, banquetes e os encontros anuais da Associação.
Mesmo a aparência fisica da Escola de Ip Man era e ainda é grande por causa dos talentos artísticos de Moy Yat. Muitas de seus trabalhos de arte ainda estão penduradas nas paredes da Associação.

PÁGINA 3:

As cinco excelências:

Grão-Mestre Moy Yat , assim como outros grandes "professores" do passado, era um Mestre nas "cinco excelências": arte, caligrafia, poesia, Medicina Chinesa e Kung Fu.
Grão-Mestre Moy Yat era conhecido nos círculos ao redor do mundo pelo seu nome artístico: Moy Go Yan("homem alto").
Ele era um artista distinguido em praticamente todas as artes conhecidas. Seu trabalho consiste em: oleo, tinta-d'água, charcoals, madeira, pedra, esculturas, plástico e vidro.
Sua obras foram exibidas nos museus e galerias mais finas ao redor do mundo.
Seu mais famoso trabalho foi os "Blushstrokes". Ingênuas e simplistas abstrações da expressão artistica.
Em Petrópolis, Si Taai Gung Moy Yat presenteia alguns To Dai de seu Discípulo , Si Gung Leo Imamura com alguns "Blushstrokes".
Na foto ainda vemos Si Fu(extrema direita) e Si Mo(ao lado de Si Taai Gung), além de outros importantes praticantes do Clã.



Ele também foi consultor da Academia de Artes Chinesas e o Museu de História Natural em Nova York.
Grão-Mestre Moy Yat foi reconhecido como um dos melhores artistas de carimbos chineses do mundo. Seu trabalho mais notável com esta técnica é o "Ving Tsun Kuen Kuit".
Patriarca Ip Man, deu a missão a Moy Yat de entalhar a história do Ving Tsun em pedra para a preservação da mesma.
(algumas das pedras da incrível coleção.)

O kit consiste em 51 pedras e é um trabalho único deste tipo.
O trabalho foi totalmente aprovado pelo patriarca Ip Man antes de sua morte, tendo sido considerada uma das maiores contribuições ao Ving Tsun durante a sua vida.Por essa razão, elas são consideradas sem preço.

PÁGINA 5:

Moy Yat foi um grande "curador" e passou muitos anos desenvolvendo sua habilidade e conhecimento no campo da acupuntura e massagem.
Foto Histórica - No antigo Núcleo Central no bairro de Sto. Amaro em São Paulo, capital. Si Taai Gung Moy Yat(sentado) observa seu discípulo Si Baak Gung Pete Pajil fazer uma demonstração de massagem para os presentes com a ajuda de Si Mo(deitada) observados por Si Gung (esquerda).



Sua especialidade era a acupuntura na orelha.Ele também era um mestre em herbologia e colocação óssea.
Hoje, muitos dos maiores massagistas do mundo ganharam seu conhecimento "trocando" com Moy Yat.

Para ajudar a espalhar o Ving Tsun, Moy Yat com frequencia viajava aos Núcleos pelo mundo para apresentar palestras e seminários.
Ele também escreveu 12 livros sobre o Sistema Ving Tsun e produziu mais de 50 videos sobre todos os aspectos da arte.

Discípulos de Moy Yat.

Moy Yat sobreviveu através de sua mãe, esposa, duas filhas, um filho como também por milhares de alunos. Alguns destes alunos seniors são Greco Wong, que escreveu o primeiro livro sobre Ving Tsun e tem escolas na Inglaterra,África do Sul e Canada; Sam Lau, que é o atual presidente da Ip Man Martial Arts Athletic Association e o representante de Hong Kong para o Conselho Mundial de Boxe. Jefrey Chan, um praticante senior que lutou as duas últimas lutas (Gong Sau) autorizadas em Hong Kong. Sunny Tang, presidente da Federação de Wu Shu Kung Fu, Henry Moy, Douglas Lee, King Ng, John Cheng, Micky Chan, Julian Cordero, Lester Lau, Kevin Martin, Pete Pajil, Anthony Dandrige , Miguel Hernandez, Leo Imamura, seu filho, William Moy, Rex Aperauch, Javier Ramirez e John Tsang. Até mesmo Dan Inosanto, o estudante mais graduado de Bruce Lee disse que se juntou ao grão-Mestre Moy Yat e se tornou seu discípulo.
Os discípulos de grão-Mestre Moy Yat e discípulos destes,são autores de livros,videos,seminários, tratados históricos e artigos técnicos para revistas de um numero enorme.Através de quatro décadas de uma liderança visonária da Família Kung Fu Moy Yat.

ULTIMA PÁGINA:
Moy Yat continua a ser um dos mais procurados Mestres do mundo. Moy Yat não coordena sua escolas como um negócio, e sim como uma Família com amor. O Kung Fu é conhecido por ser ensinado puro,na sua própria natureza,e com atenção especial nos detalhes, produzindo Ving Tsun Kung Fu de alta qualidade nos Núcleos ao redor do mundo.

A verdadeira natureza do Ving Tsun.

Ao contrário de outros discípulos de Patriarca Ip man, que alteraram o formato tradicional do Sistema, Moy Yat passou o Ving Tsun exatamente da forma que aprendeu. Ele se refere a isso como: "A verdadeira natureza do Ving Tsun"
Moy Yat era um bom exemplo dos princípios do Ving Tsun. Ele o ensinava através da vivência da Arte em vez de só praticar nos treinos,os principios então se tornam parte do praticante e podem ser aplicados sem esforço. Isso faz tudo o que você fizer ser simples, eficiente e espontâneo.

A partida de Grão-Mestre Moy Yat é uma grande perda para a Família Ving Tsun, o mundo das artes marciais,amigos e familia.Ele era um verdadeiro grande mestre, amado, respeitado e admirado por pessoas de dentro de de fora das artes marciais.

Grão-Mestre Moy Yat deixa um legado e uma vida de excelência nas artes marciais que serão sentidos por gerações e mais gerações.

(INSIDE KUNG FU MAGAZINE , EDIÇÃO DE JUNHO DE 2001)


Agradecimentos:

Si Fu
Si Mo
Si Baak Gung Kevin Martin

e todos que acessam o Blog.

Obrigado!

Para mais artigos na INSIDE KUNG FU com a participação de Si Baak Gung Kevin Martin acesse: http://kevinmartin.moyyat.com/publications.htm

Thiago Pereira
moyfatlei.myvt@gmail.com
12G VT