Em 2010, tive a oportunidade de passar quatro dias na companhia de Si Gung e Si Suk Marcelo Navarro, na antiga "Casa dos Discípulos" do Grande Clã Moy Yat Sang. Em um daqueles dias, recebi uma série de materiais. Desse acervo tão especial, apresento hoje esta matéria da primeira metade da década de '80 da famosa revista "INSIDE KUNG FU" de autoria de Lee Toon. Este artigo que marcou época, falava da possibilidade de haver existido uma espécie de viela dentro do Templo Shaolin(Siu Lam) com bonecos de madeira (Muk Yan Jong), que atacavam os monges numa espécie de teste final.
In 2010, I had the opportunity to spend four days in the company of Si Gung and Si Suk Marcelo Navarro, in the former "House of Disciples" of the Grand Clan Moy Yat Sang. On one of those days, I received a series of materials. Of this very special collection, today I bring an article from the first half of the 1980s of the famous magazine "INSIDE KUNG FU" by Lee Toon. This articlewas about the possibility of a kind of alley inside the Shaolin Temple (Siu Lam) with wooden men (Muk Yan Jong), which attacked or was a kind of final test.
"THE WOODEN-MAN ALLEY OF THE SHAOLIN MONASTERY" by Lee Toon.
... Filmes sobre o Templo Shaolin, que sempre teve um ar místico nas mentes dos entusiastas de Kung Fu, como um "quebra-cabeças". A "viela dos homens de madeira" do Monastério Shaolin, sozinho já deu uma série de imagens para se pensar através dos filmes. Alguns destes filmes, ilustram a "viela dos homens de madeira", como uma viela com bonecos de madeira que se movem. Eles seriam operados de forma mecanica e seriam capazes de uma disputa com suas mãos e pés, e poderiam mover de forma a se defender e bloquear ataques dos desafiantes. Outros filmes, representam a "viela dos homens de madeira" como robôs feitos de metal que poderiam agir como seres humanos. Em resumo, cada filme sobre essa viela dos homens de madeira, é descrita de diferentes maneiras, fazendo com que as pessoas fiquem confusas. não sabendo qual descrição seguir...
... Movies about the Shaolin Temple, which has always had a mystical air in the minds of Kung Fu enthusiasts, like a "puzzle". The "alley of the wooden men" of the Shaolin Monastery, alone has already given a series of images to think through the films. Some of these films illustrate the "alley of wooden men", like an alley with wooden dummies that could move. They would be mechanically operated and would be capable of fighting with its hands and feet, and could move in a way to defend itsellf and block attacks from challengers. Other films represent the "alley of the wooden men" as robots made of metal that could act like human beings. In short, each film about this alley of the wooden men is described in different ways, making people confused. not knowing which description to follow ...
Cena do primeiro filme a apresentar o "Muk Yan Jong" no cinema: "Dragão de Aço" ou "Shaolin Wooden Man" de 1976 estrelando ninguém mais ninguém menos do que Jackie Chan. Nesta longa sequência, vemos um corredor pelo qual os monges que almejavam se tornarem Mestres deveriam superar. Ao tentarem atravessá-lo, os homens de madeira posicionados de cada lado, os golpeavam das maneiras mais fantásticas possíveis.
Scene from the first film to feature a "Muk Yan Jong" at the cinema:"Shaolin Wooden Man" from 1976 starring none other than Jackie Chan. In this long sequence, we see a corridor that the monks who longed to become Masters should overcome. When trying to cross it, the wooden men positioned on each side, hit them in the most fantastic ways possible.
"... Se a viela dos homens de madeira era tão difícil de ser superada, seriam uma tarefa hercúlea passar por ela..."- Segue Lee Toon em seu artigo - "...E não importava o quão incrível era o Kung Fu que um monge tivesse aprendido, seria impossível para ele passar no teste e deixar o monastério. Então apenas pense: Como um único homem, poderia nocautear quinhentos homens de madeira mecânicos que, de toda forma, não poderiam ser parados e eram invulneráveis? "- Indaga o repórter que prossegue - "...Além dos filmes, a lenda diz que existiam trinta e seis homens de madeira na viela do Templo Shaolin. Dizia-se que o discípulo que conseguisse passar neste teste, poderia deixar o Monastério Shaolin.."
"... If the alley of the wooden men was so difficult to overcome, it would be a Herculean task to go through it ..." - Follows Lee Toon in his article - "... And no matter how amazing a monk had learned, would it be impossible for him to pass the test and leave the monastery. So just think: How a single man, could knock out five hundred mechanical wooden men who, in any case, could not be stopped and were invulnerable? " - Asks the reporter who continues - "... In addition to the films, the legend says that there were thirty-six wooden men in the alley of the Shaolin Temple. It was said that the disciple who managed to pass this test, could leave the Shaolin Monastery. . "
(A foto acima fala de uma pequena vila nas áreas vicinais do Monastério Shaolin. )
Segundo o artigo, relatos dizem que o discípulo de Shaolin que se aventurasse pela viela dos homens de madeira, deveria vestir branco. De fato, o autor diz que não era bem uma viela e sim um caminho estreito. Quando o discípulo chegava nesse local, os homens de madeira saltavam sobre ele e o atacavam procurando defender a passagem do intruso. O objetivo era checar se o Kung Fu do aspirante a mestre era eficiente. Então o repórter diz, que outros relatos falam de que os homens de madeira não poderiam nem ao menos tocar o discípulo de Shaolin. Pois cada toque, marcaria a roupa branca, mostrando que ele ainda não estava apto a atravessar e passar pelo teste.- "Será que existiam mesmo, homens de madeira instalados no Templo Shaolin do passado?" - Indaga o autor. E é com essa pergunta, que encerramos a primeira parte desse artigo.
Acompanhe na parte final, fotos dos "Muk Yan Jong" dispostos no Templo Shaolin(Siu Lam) e o final deste artigo que mexeu com a imaginação de toda uma geração...
According to the article, the author says that the Shaolin disciple who ventured into the alley of wooden men should wear white. In fact, the author says it was not really an alley, but a narrow path. When the disciple arrived at that place, the wooden men would jump on him and attacked him trying to defend the passage of the intruder. The goal was to check if the aspiring master's Kung Fu was efficient. Then the reporter says, that other reports speak that the wooden men could not even touch the Shaolin disciple. For each touch, it would mark the white clothes, showing that he was not yet able to cross and pass the test. - "...Was there really a wooden-man installed in the Shaolin Monastery in the past?"- Asks the author. And it is with this question that we close the first part of this article.
Follow in the final part, photos of "Muk Yan Jong" displayed in the Shaolin Temple (Siu Lam) and the end of this article that stirred the imagination of a whole generation ...
Thiago Pereira "Moy Fat Lei"
moyfatlei.myvt@gmail.com