Quando fazemos o Biu Sau[標手] na segunda parte do Siu Nim Tau, percebemos que ele vem de um Jat Sau duplo [窒手] e é por isso, que sabemos que esse Biu Sau[標手] precisa ir até o ponto de referencia alto[Na altura de nossos olhos]. Desta maneira, sabemos que esse Biu Sau[標手] na segunda parte do Siu Nim Tau, cobre uma linha clara, entre o ponto de referencia médio e o ponto de referencia alto[Na altura de nossos olhos]. Quando acabamos de executar o Biu Sau[標手] , nossos braços estão completamente estendidos e prontos para executarem dois movimentos[um descendente e outro ascendente] chamados Cheung Kiu Sau[長橋手]. E então com os braços esticados, posicionamos nossas mãos para que favoreça a tendência de percorrer[com os braços esticados] toda a linha do ponto de referencia alto até o baixo[na altura do abdômen]. Depois, trocamos o posicionamento de nossas mãos, e percorremos ainda em Cheung Kiu Sau[長橋手], toda a linha do ponto de referencia baixo[na altura do abdômen] até o o ponto de referencia alto[Na altura de nossos olhos]. Depois disso, recolhemos as mãos.
Podemos observar então, que o Siu Nim Tau parece nos dar pistas do que fazer ou não, quando olhamos para o que veio antes e para o que vem depois. Porque já me perguntei em outras épocas, a razão de não fazer a palma [ Dim Jeung 掂掌], como na terceira parte do Cham Kiu[尋橋]. Afinal, essas palmas duplas da terceira parte do Cham Kiu[尋橋] , também vem de um Jat Sau duplo [窒手]. Com o tempo, observei que ainda na primeira parte do Siu Nim Tau[Assim como na terceira parte do Cham Kiu],ao finalizarmos o Dim Jeung [掂掌], nos é possível 'invocarmos' o Huen Sau[圈手] e encerrarmos aquele ciclo guardando as mãos novamente. Já o Biu Sau[標手] posicionado com o dorso da mão para cima. Parece-me ser um dispositivo que invoca um outro Jiu Sik da posição em que se encontra. Então não é a toa que no Biu Ji, observamos o Biu Sau[標手] invocar um Waang Jeung[橫掌] e não um Huen Sau[圈手].
When we do Biu Sau [標 手] in the second part of Siu Nim Tau, we realize that it comes from a double Jat Sau [窒 手] and that is why we know that this Biu Sau [標 手] needs to go to the high reference point [At the height of our eyes]. In this way, we know that this Biu Sau [標 手] in the second part of Siu Nim Tau, covers a clear line, between the middle reference point and the high reference point [At the level of our eyes]. When we finish performing Biu Sau [標 手], our arms are fully extended and ready to perform two movements [one downward and one upward] called Cheung Kiu Sau [長橋 手]. And then with arms outstretched, we position our hands so that it favors the tendency to travel [with arms outstretched] the entire line from the high reference point to the low [at the level of the abdomen]. Then, we changed the position of our hands, and we still covered Cheung Kiu Sau [長橋 手], the whole line from the low reference point [at the level of the abdomen] to the high reference point [At the level of our eyes]. After that, we collect our hands.
We can observe then, that Siu Nim Tau seems to give us clues as to what to do or not, when we look at what came before and what comes after. Because I have wondered in other times, why I didn't do the palm [Dim Jeung 掂 掌], as in the third part of Cham Kiu [尋 橋]. After all, these double palms of the third part of Cham Kiu [尋 橋], also comes from a double Jat Sau [窒 手]. Over time, I noticed that even in the first part of Siu Nim Tau [As well as in the third part of Cham Kiu], when we finish Dim Jeung [掂 掌], it is possible for us to 'summon' Huen Sau [圈 手] and close that cycle holding your hands again. Biu Sau [標 手] is positioned with the back of the hand up. It seems to me to be a device that summons another Jiu Sik from its position. So it is no wonder that in Biu Ji, we observe Biu Sau [標 手] summoning a Waang Jeung [橫掌] and not a Huen Sau [圈 手].
Desde a última Quarta, nossa Família Kung Fu promove encontros sobre Cham Kiu[尋橋] conduzidos pelo meu Si Fu. Para mim, tem sido uma oportunidade muito interessante, exatos vinte anos após ter tido acesso a esse Domínio. De me colocar verdadeiramente na pele do “Thiago Pereira, O praticante “, e redescobrir detalhes que meus olhos aos dezesseis anos, eram incapazes de perceber. Ou, mesmo na função de Tutor, as demandas do outro, me impediram de apreciar o momento..
Since last Wednesday, our Kung Fu Family has held meetings on Cham Kiu [尋 橋] conducted by my Si Fu. For me, it has been a very interesting opportunity, exactly twenty years after I had access to this Domain. To truly put myself in the shoes of “Thiago Pereira, The practitioner“, and rediscover details that my eyes at sixteen years old , were unable to perceive. Or, even in the role of Tutor, the demands of the other, prevented me from appreciating the moment..
[Si Gung executa o Biu Sau 標 手, com o dorso das mãos
para cima, na altura de seus olhos.]
[Si Gung performs Biu Sau 標 手, with the back of his hands
up, at eye level.]
Na primeira parte do Cham Kiu[尋橋], vemos que o Biu Sau[標手] também funciona pela porta de fora, ao posicionarmos nossas mãos verticalmente. O disparo [ Biu 標] ainda se faz presente, mas com o simples relaxamento do cotovelo, a mão recua.Oque nos permite mudar para o ponto de referencia médio ou para a altura dos ombros. Ainda assim, observamos que o Biu 標, parece não chamar o Huen Sau[圈手] de forma alguma. Mas aqui já temos uma mudança considerável, que nos permitirá trabalhar um Biu 標 duplo que parece ter sido interrompido e que invoca o Saam Baai Faat[三拜佛] do Biu Ji. E mais a frente, quando chegamos ao Domínio Mui Fa Jong. Poderemos perceber que pelo posicionamento dos braços do boneco de madeira, o disparo [ Biu 標] parece quebrar-se em dois movimentos. E como num passe de mágica, o posicionamento das mãos na vertical, assim como no Cham Kiu[尋橋]. Nos favorecerá de forma que apenas relaxando o braço da retaguarda após o seu disparo ele recue. E assim, o braço da vanguarda que disparou primeiro poderá executar um Lap Sau[抐手].
Com essas simples escolha, podemos preparar-nos para o próximo movimento da sequencia, ainda na Linha Central Horizontal Média[Como fora tão emblemático na Trilogia Fundamental]. Pois, se o Biu Sau[標手] estivesse posicionado como na segunda parte do Siu Nim Tau ou na do Biu Ji[Com o dorso das mãos para cima]. Precisaríamos dar sequencia a partir do ponto de referencia alto[Na altura de nossos olhos].
In the first part of Cham Kiu [尋 橋], we see that Biu Sau [標 手] also works through the outside door, by placing our hands vertically. The shot [Biu 標] is still present, but with the simple relaxation of the elbow, the hand retreats. This allows us to change to the medium reference point or shoulder height. Still, we note that Biu 標, does not seem to summon Huen Sau [圈 手] in any way. But here we already have a considerable change, which will allow us to work on a double Biu 標 that seems to have been interrupted and that summons Biu Ji's Saam Baai Faat [三 拜佛]. And further on, when we arrive at the Mui Fa Jong Domain. We can see that by the positioning of the wooden dummy's arms, that the shot [Biu 標] seems to break in two movements. And as if by magic, the positioning of the hands vertically, just like in Cham Kiu [尋 橋]. It will favor us in such a way that only by relaxing the rear arm after it shots, it recedes. And so, the vanguard arm that fired first will be able to execute a Lap Sau [抐 手].
With these simple choices, we can prepare for the next movement of the sequence, still in the Middle Horizontal Central Line [As it was so emblematic in the Fundamental Trilogy]. Well, if Biu Sau [標 手] was positioned as in the second part of Siu Nim Tau or Biu Ji [with the back of the hands up]. We would need to sequence from the high reference point [At the level of our eyes].
Thiago Pereira “Moy Fat Lei“
moyfatlei.myvt@gmail.com