quinta-feira, 11 de setembro de 2025

To Witness a Disciple: A Master’s Silent Honour

 

No final de 1989, eu teria minha formatura do Jardim de Infância numa tarde qualquer de sábado. Meus pais e tios haviam combinado de ir até o Colégio Salesiano de Rocha Miranda para assistir. A cerimônia aconteceria no auditório do colégio, mas eu só começaria a estudar lá no ano seguinte.

Meu tio Zé Carlos era da Marinha e tinha uma máquina fotográfica de última geração, pronta para tirar 12 fotos. A promessa era de que seriam as melhores doze fotos da minha vida. Ocorre que, por algum motivo misterioso, quando as fotos foram reveladas, parecia que meu tio as havia tirado de dentro de um vagão de metrô em alta velocidade. Estavam com um efeito embaçado, como se fossem capturas de algo em movimento acelerado, misturando luzes e sombras. A única foto boa foi uma minha falando ao microfone. Acredito que minha mãe tenha ficado bem frustrada.
Mas, sentado ali, observando o Mestre Keith Markus — meu discípulo — momentos antes da Cerimônia Tradicional começar, me perguntei por que estava tendo essas lembranças. Acho que uma coisa estava clara para mim naquele momento: o prazer inenarrável de ser um espectador de um momento marcante para meu discípulo.

O Mestre Markus foi escolhido não como segunda opção — ele foi escolhido diretamente, e eu soube disso depois. Isso me deixou bastante satisfeito, porque a cada geração temos nossos próprios desafios, e Markus esteve comigo em todos eles até aqui. E como diz a Professora Vanise Almeida, a Cerimônia é um momento de celebração. É como se fosse importante que as pessoas não estivessem tensas — o trabalho duro já havia sido feito no pré-evento. Ali era hora de celebrar.

Porém, ao mesmo tempo, eu entendo — e sei que o Mestre Markus também entende — que, para cada pessoa ali, a Cerimônia tinha significados e missões diferentes. A boa notícia é que estávamos todos naquela sala alinhados ao mesmo propósito.
Felizmente, ao contrário de 1989, as fotos ficariam ótimas.

At the end of 1989, I was to have my kindergarten graduation on an ordinary Saturday afternoon. My parents and uncles had arranged to go to the Salesiano School in Rocha Miranda to attend. The ceremony would take place in the school’s auditorium, but I would only start studying there the following year.

My uncle Jose Carlos was in the Navy and had a state-of-the-art camera, ready to take 12 photos. The promise was that they would be the twelve best photos of my life. However, for some mysterious reason, when the photos were ready some days later, it looked as if my uncle had taken them from inside a speeding subway. They had a blurred effect, as if capturing something at high speed, mixing lights and shadows. The only good photo was one of me speaking into the microphone. I believe my mother must have been quite disappointed.
But, sitting there, watching Master Keith Markus — my disciple — moments before the Traditional Ceremony began, I wondered why I was having those memories. I think one thing was clear to me at that moment: the indescribable pleasure of being a spectator at a significant moment for my disciple.

Master Markus was not chosen as a second option — he was chosen directly, and I found that out later. That left me quite satisfied, because each generation has its own challenges, and Markus has been with me through all of them up to now. And as Professor Vanise Almeida says, the Ceremony is a moment of celebration. It’s as if it’s important that people are not tense — the hard work had already been done in the pre-event. That was the time to celebrate.

However, at the same time, I understand — and I know that Master Markus also understands — that for each person there, the Ceremony held different meanings and missions. The good news is that we were all in that room aligned with the same purpose.
Fortunately, unlike in 1989, the photos would turn out great.


Sobre isso, além da Professora Vanise Almeida, temos também algumas considerações do Grão-Mestre Leo Imamura:

As cerimônias, por constituírem um dispositivo com vocação estratégica, geram um efeito diferenciado ao estarem em concordância com os diferentes momentos do descendente do Patriarca Moy Yat 梅逸. Elas estão configuradas como cerimônias nas quais se confere um significado maior a um determinado momento de acesso ao Sistema Ving Tsun 詠春 por um descendente do Patriarca Moy Yat 梅逸. Os procedimentos estratégicos que envolvem cada cerimônia do Moy Yat Ving Tsun 梅逸詠春 Safeguard Group são condicionamentos progressivos que, ao atuarem em todas as fases do processo, ativam aquilo que, ao se desenvolver, tenderá espontaneamente a um sentido favorável para alcançar a intencionalidade estratégica...” — conclui o Grão-Mestre.

Com isso, acredito que possamos compreender que o sentimento em nossos corações — que entendi serem propostos pela Professora Vanise — pode ser alcançado não necessariamente por nosso esforço pessoal em celebrar aquele momento, mas como resultado da propensão criada nos diferentes pré-eventos que antecedem a Cerimônia.

Isso também permite que o praticante seja protegido de seu próprio Si Fu durante a Cerimônia, que, nesse contexto, não tem a necessidade de compartilhar seus prodígios ou interesses pessoais. Pois o entrelaçamento das diferentes etapas da Cerimônia é potencialmente suficiente para resguardar um Si Fu de suas próprias limitações diante dos ancestrais.


On this matter, in addition to Professor Vanise Almeida, we also have some considerations from Grandmaster Leo Imamura:

Ceremonies, by constituting a device with strategic vocation, generate a differentiated effect when aligned with the various stages experienced by a descendant of Patriarch Moy Yat 梅逸. They are configured as ceremonies in which greater meaning is conferred upon a specific moment of access to the Ving Tsun 詠春 System by a descendant of Patriarch Moy Yat 梅逸. The strategic procedures involved in each ceremony of the Moy Yat Ving Tsun 梅逸詠春 Safeguard Group are progressive conditionings which, by acting across all stages of the process, activate that which, upon development, will tend naturally towards a favourable direction for achieving strategic intentionality...” — concluded the Grandmaster.

With that, I believe we can understand that the feeling in our hearts — which I interpreted as being proposed by Professor Vanise — may not necessarily be achieved through our personal effort to celebrate that moment, but rather as a result of the propensity created in the various pre-events leading up to the Ceremony.

This also allows the practitioner to be protected from his own Si Fu during the Ceremony, who, in this context, has no need to share his prodigies or personal interests. For the interweaving of the various stages of the Ceremony is potentially sufficient to safeguard a Si Fu from his own limitations before the ancestors.

O Mestre Markus ficou confuso de ter sido convidado para ser testemunha e eu não. Conforme os dias foram passando e ele começou a lembrar que a Cerimônia é um instrumento do Programa e que ele mereceu ser parte do Moy Yat Ving Tsun Safeguard Group, ele pareceu mais consciente. Tendo isso em vista, ele saiu do Rio e foi até a cidade de Niterói para honrar o convite, deixando sua esposa com a irmã em um show e monitorando o tempo para voltar ao final do show e levá-las para jantar conforme já havia prometido. Existem duas possibilidades para alguém nesse contexto se comprometer com coisas distintas mas importantes de diferentes formas, em uma mesma noite: Força e honra — como diria o Mestre Sênior Herbert Morais. Porém, acima disso, o propósito.

Então, agora que eu já não estava mais lembrando do meu tio, da formatura e de tudo aquilo, enquanto aguardava a Cerimônia começar, lembrei de uma conversa recente com o Grão-Mestre Leo Imamura em sua residência em Brasília enquanto pensava nos desafios do Mestre Markus para estar ali. 

A noite havia caído, estávamos sozinhos no andar inferior, na varanda que dava para a piscina. Entre nós, uma mesa redonda. Como a prática terminou exatamente naquele momento de "tasogare", não interrompemos a conversa para acender as luzes, e era possível ver apenas a silhueta do Grão-Mestre em oposição ao lugar que eu estava, quando perguntei: "Por que o senhor autorizou o Markus a ser titulado Mestre nesse caso?"

Minha pergunta vinha do fato de mais uma prática em que eu tinha ido muito mal e da conversa que se seguiu depois disso. "Se eu estou tão mal, como estará o Mestre que eu indiquei para ser titulado?" — havia pensado, e por isso perguntei.
"Você queria o quê? Que eu tivesse sugerido que ele começasse tudo de novo?" — perguntou o Grão-Mestre, talvez tentando checar a profundidade da minha pergunta.


Master Markus was confused about having been invited to be a formal witness, while I had not. As the days went by and he began to remember that the Ceremony is an instrument of the Programme, and that he had earned his place in the Moy Yat Ving Tsun Safeguard Group, he seemed more aware. With that in mind, he left Rio and went to the city of Niterói to honour the invitation, leaving his wife with her sister at a show and keeping track of the time so he could return at the end of the show and take them out for dinner, as he had already promised.

There are two possibilities for someone in that context to commit to distinct but important things in different ways, on the same night: strength and honour — as Senior Master Herbert Morais would say. But above that, purpose.

So, now that I was no longer thinking about my uncle, the graduation, and all that, while waiting for the Ceremony to begin, I remembered a recent conversation with Grandmaster Leo Imamura at his residence in Brasília, as I reflected on the challenges that Master Markus had faced in order to be there.

Night had fallen, and we were alone on the lower floor, on the veranda overlooking the pool. Between us, a round table. As the practice had ended precisely at that moment of the day called "tasogare", we did not interrupt the conversation to turn on the lights, and it was only possible to see the silhouette of the Grandmaster in contrast to where I was sitting, when I asked: "Why did you authorise Markus to be titled Master in this case?"

My question came from yet another practice in which I had done very poorly, and from the conversation that followed. "If I’m doing so badly, how must the Master I recommended for titling be doing?" — I had thought, and that’s why I asked.
"What did you expect? That I should have suggested he start all over again?" — asked the Grandmaster, perhaps trying to assess the depth of my question.

Às vezes eu faço essas perguntas, o que me remete a uma noite de sábado, quando estávamos juntos esperando uma pizza ficar pronta e ele teria me dito: "Eu não acho que você seja mau, você é no máximo muito chato." — disse ele.
Esperei ele rir ao final mas ele não riu. Nunca soube se estava brincando ou não (risos).

De volta àquela conversa na penumbra, na varanda do Grão-Mestre Leo Imamura, ele teria compartilhado que realmente nenhuma titulação tem valor no momento em que é entregue. O que vai defini-la é o que, de fato, você fará com ela nos próximos dez anos: "...E eu acho que vocês estão se dedicando, eu gostei muito da participação dele no último seminário..." — o Grão-Mestre costuma ressaltar, em momentos assim, sobre tudo o que estamos conseguindo mesmo com todas as dificuldades.
Ficamos um pouco em silêncio naquele momento bem singular.

De volta à Cerimônia, quando ela já estava se desenvolvendo, percebi que estávamos dando nosso melhor a cada oportunidade, e os resultados, mesmo singelos, já podiam ser vistos. Antes, o Mestre Markus era um discípulo dedicado que, por ser militar, ficava um pouco perdido sobre como proceder nas Cerimônias. Afinal, não havia um manual a seguir. Por vezes ele fazia graça quando não deveria e, em outros momentos, trazia um excesso de formalidade quando não precisava.

Mas ali, bem naquele momento, ele já não era mais aquela pessoa. Era possível ver alguém com conteúdo para compartilhar e, principalmente, alguém que segue estudando para isso. Uma pessoa que se torna a cada dia, mais adequada.

Sometimes I ask these kinds of questions, which takes me back to a Saturday night when we were together waiting for a pizza to be ready, and he had said to me: "I don’t think you’re bad, you’re at most just really annoying." — he said.
I waited for him to laugh at the end, but he didn’t. I never knew whether he was joking or not (laughs).

Back to that conversation in the dim light, on the veranda of Grandmaster Leo Imamura’s home, he had shared that, in truth, no titling holds value at the moment it is given. What defines it is what you actually do with it over the following ten years: "...And I think you’ve been dedicated, I really liked his participation in the last seminar..." — the Grandmaster usually highlights, in moments like this, all that we’ve been managing to accomplish, even with all the difficulties.


We sat in a brief silence during that very unique moment.

Back at the Ceremony, when it was already in progress, I realised that we were giving our best at every opportunity, and the results — even if modest — were already visible. Previously, Master Markus was a dedicated disciple who, being in the military, felt a bit lost when it came to how to behave in Ceremonies. After all, there was no manual to follow. At times, he would joke when he shouldn’t, and at others, he brought an excess of formality when it wasn’t needed.

But there, in that very moment, he was no longer that person. One could see someone with substance to share and, most importantly, someone who continues to study for that. A person who, with each passing day, becomes more and more suitable.


Uma das minhas duas trilhas sonoras favoritas é a do filme Blade Runner de 1982, composta e executada inteiramente pelo gênio Vangelis, que não só compôs toda a trilha, como também tocou todos os instrumentos, fazendo com que a música atingisse o status de personagem no filme. Anos mais tarde, eu estava na expectativa de saber se ele voltaria para a continuação. Segundo a notícia que li na época, ele teria recusado, dizendo algo como: "Meu trabalho com Blade Runner foi concluído em 1982".

Nós não somos o Vangelis; nosso trabalho nunca se conclui. Sempre existe alguém chegando, alguém se redescobrindo em uma nova etapa, alguém quase desistindo, alguém tentando retornar. Por isso, quando recebi essa foto oficial da Cerimônia com o logotipo do Safeguard Group, fiquei bastante tocado. Porque, de fato, esse foi o espírito que vi nessa Cerimônia:

Um grupo de pessoas realmente dedicado a entender uma Cerimônia Tradicional em um nível de profundidade que leva tempo. E por isso, talvez, a cada vez que ela ocorra, os desafios estejam lá. Ninguém ali espera que tudo esteja perfeito, mas todos buscam o melhor resultado possível — aquele advindo da propensão.

Por isso, a história de todos os presentes com o Complexo Cerimonial nunca vai se concluir. Sempre estará apenas começando.

One of my two favourite soundtracks is from the 1982 film Blade Runner, composed and performed entirely by the genius Vangelis, who not only composed the entire score but also played all the instruments, elevating the music to the status of a character within the film. Years later, I was eager to find out whether he would return for the sequel. According to the news I read at the time, he declined, saying something along the lines of: "My work on Blade Runner was completed in 1982."

We are not Vangelis; our work is never complete. There is always someone arriving, someone rediscovering themselves at a new stage, someone nearly giving up, someone striving to return. Therefore, when I received this official photograph of the Ceremony with the Safeguard Group logo, I was deeply moved. Because, indeed, this was the spirit I observed in that Ceremony:

A group of individuals truly dedicated to understanding a Traditional Ceremony at a level of depth that requires time. And perhaps that is why, each time it takes place, the challenges remain. No one there expects everything to be perfect, but all strive for the best possible outcome — one born of predisposition.

Hence, the story of everyone present with the Ceremonial Complex will never be concluded. It will always be only beginning.