quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

New Legends of Kung Masters

(Si Fu fala detalhes do Biu Ji para mim durante prática na praia. 
Ao fundo, é possível ver Si Suk Ursula)

(Si Fu speaks details of Biu Ji to me during practice at the beach. 
In the background, it is possible to see Si Suk Ursula)

Era uma tarde qualquer de um dia de semana de 2003, caminhava em direção a casa de Si Fu ainda com 19 anos. Ele havia me convidado para tomar um café consigo em sua própria casa, que na época era um apartamento em um alto prédio verde na Estrada do Pau-Ferro em Jacarepaguá.
Sempre questionei o Ving Tsun(Wing Chun) dos 15 aos 19 : "Ei ! Será que isso funciona?" - Eu pensava - Mas na mesma proporção que questionava o Sistema, eu nunca questionei o que Si Fu sabia. E isso me mantinha ainda praticando.
Chegando a casa dele, ele me atendeu com o uniforme da época da Moy Yat Ving Tsun e com um sorriso me convidou para entrar. Jade brincava num canto e sentamos numa pequena mesa e começamos a comer. Aos poucos fui entrando no assunto. Existia uma situação entre eu e uma pessoa e um possível confronto não poderia ser evitado mais cedo ou mais tarde. - Pensando agora, sinto saudades desse tipo de preocupação! Era bem melhor do que a conta do cartão de crédito! -  Sempre me surpreendendo, Si Fu disse enquanto comia o pão numa mistura amigável de seriedade e tranquilidade: "Tudo bem! Se quiser, eu te transformo em um lutador!". - Tentei dizer alguma coisa, mas me faltaram palavras. Desde 1988 quando comecei a gostar de artes marciais esperei ouvir algo assim! Talvez percebendo que havia me emudecido, Si Fu prosseguiu: "Agora você está no Mui Fa Jong. Se me trouxesse esse tema dois meses antes, quando estava no Biu Ji, eu responderia outra coisa!"  - Ei! Eu só podia estar sonhando!
Si Fu levantou e me pediu para acompanhá-lo , ficou de pé descalço sobre o tapete da sala, e Jade parou o que estava fazendo para olhar . Eu fiquei de frente para ele que disse: "Vou te mostrar algumas técnicas que você já conhece, numa versão que talvez seja nova para você." - Si Fu demonstrou um simples "Pak Da" e um "Lap Da". E me atingia com uma velocidade e um impacto seco impressionantes! Eu sentia nas minhas costas! - Com meu sorriso bobo no rosto, Si Fu pediu que o segurasse e mostrou pelo menos 3 formas diferentes de se soltar usando apenas o "Huen Sau". Ele frisou que qualquer técnica no Ving Tsun, poderia ser usada de forma objetiva. Ele sempre me golpeava sem me dar chances.
Eu mal podia me segurar por dentro, e ao sentarmos novamente, combinamos um período de treinos especiais, nos quais o foco seria apenas "combate": "Importante você saber , que isso engloba também ser golpeado. Não existe a possibilidade de aprender a lutar sem se machucar" - Eu não estava nem aí!  E marcamos aquela série de treinos.

It was an afternoon any of a weekday in 2003, I was walking towards Si Fu's house. I was 19 and Si Fu had invited me to have a coffee with him in his own house, which at the time was an apartment in a tall green building on the Pau-Ferro Road in Jacarepaguá.

I always questioned Ving Tsun (Wing Chun) from 15 to 19 years old: "Hey, does this work?" - I thought - But in the same proportion that questioned the System, I never questioned Si Fu. And that kept me practicing.

Arriving at his house, he opened the door wearing a Moy Yat Ving Tsun's uniform and with a smile invited me inside. Jade, his daughter, was playing in a corner and we sat at a small table and began to eat. Gradually I got into the subject. There was a situation between me and a person and a possible confrontation could not be avoided sooner or later. - "Thinking about it now, I miss this kind of concern!It was way better than the credit card bill! "- As always I was surprised when Si Fu said as he ate the bread in a friendly mixture of seriousness and tranquility:" Okay, if you want, I'll turn you into a fighter! "- I tried to say something, but I was short of words. Since 1988 when I started to enjoy martial arts I expected to hear something like that! Perhaps realizing that he had muted me, Si Fu went on: "Now you are in Mui Fa Jong. If you brought me that theme two months ago, when you were in Biu Ji, I would answer something else!" - Hey! I could only be dreaming!

Si Fu got up and asked me to join him, he stood barefoot on the living room carpet, and Jade stopped what she was doing to look. I froze at him who said, "I'll show you some techniques you already know, in a version that may be new to you." - Si Fu demonstrated a simple "Pak Da" and a "Lap Sau". And it hit me with awesome speed and impact! I felt it on my back! With a silly grin on my face, Si Fu asked me to hold him and he showed at least 3 different ways to let go using only the "Huen Sau". He stressed that any technique in Ving Tsun could be used objectively. He  beat me without giving me a chance.

I could barely hold myself from the inside, and as we sat down again, we combined a period of special training, in which the focus would be only "combat": "Important to know, that this also includes being hit. Without getting hurt one can not learn to fight"- I did not care! And we scored that series of training sessions.

Na manhã seguinte do primeiro dia, me dirigia a faculdade com a boca cortada e machucada. Tinha  o lado esquerdo da face roxa e inchada , havia sido golpeado pelo Si Suk Diego na noite anterior. Mas tudo era festa naquele momento!  Meus amigos da faculdade perguntaram o que havia acontecido, e eu disse que caíra de bicicleta.
No final das contas, eu não precisei brigar com o cara que me levou a procurar o Si Fu(foto), e com o tempo, este tema começou a se tornar menos atrativo para mim. Nunca me senti invencível, e duvido que alguém possa se sentir assim. E envelhecendo dia após dia, vi as responsabilidades aumentando...

The next morning of the first day, I went to college with my mouth cut and bruised. I had the left side of my face purple and swollen, had been hit by Si Suk Diego the night before. But it was all partying at that moment! My college friends asked me what had happened, and I said I fell off my bike.
In the end, I did not have to fight the guy who took me to look for Si Fu (photo), and over time, this theme started to become less attractive to me. I've never felt invincible, and I doubt anyone would feel that way. And aging day by day, I saw the responsibilities increasing ...
(Meu avô me observa na entrada do Núcleo Jacarepaguá , após receber meu certificado 
do "Siu Nim Tau" e receber acesso ao "Cham Kiu" em Julho de 2000)

(My grandfather observes me at the entrance of the Jacarepaguá School, after receiving my "Siu Nim Tau" certificate and receiving access to "Cham Kiu" in July 2000)

Depois que meu avô morreu , muita coisa ruim aconteceu. Naqueles momentos , vi a necessidade de usar o Kung Fu de uma outra forma. Afinal, não se pode bater em maus momentos. Apenas passar por eles. E aí , reside a maior lição que Si Fu poderia ter me dado , que valeu por todos aqueles treinos especiais: " Você só precisa sobreviver Thiago. Sobreviver, para dar tempo disso tudo passar".
Pode ser uma dívida que não para de crescer, uma doença recém descoberta, ver um filho com um problema, ou ter passado por um divórcio... Todos esses e muitos outros, são problemas que podem nos tomar por inteiro, e se não soubermos nos defender da forma certa, seremos arrastados eternamente por eles. Por isso, me parece que a melhor defesa não é o ataque, é "sobreviver", "sobreviver" até o próximo ciclo.

After my grandfather died, a lot of bad things happened. In those moments, I saw the need to use Kung Fu in another way. After all, you can not beat bad times. Just go through them. And there lies the biggest lesson that Si Fu could have given me, which was worth all those special training: "You just have to survive Thiago. Survive, to give time for this to pass."

It may be a debt that does not stop growing, a newfound illness, your kids with problems, or have lost a great love ... All these and many others are problems that can take us completely, and if we do not know how to defend ourselves, We will be dragged forever by them. Therefore, it seems to me that the best defense is not the attack,but "to survive", "to survive" until the next cycle.


The Disciple of Master Julio Camacho
Thiago Pereira "Moy Fat Lei"
moyfatlei.myvt@gmail.com