terça-feira, 26 de julho de 2016

5 razões para praticar Ving Tsun (Wing Chun): A Arte do "Grande Mestre" Ip Man



O filme "O Grande Mestre" (Ip Man ,2008), foi um sucesso inesperado de locação na época. As suas cópias piratas venderam bastante também. E até hoje, em serviços de TV paga ou de streaming como o NETFLIX, é recorde de audiência. Mas por qual razão?
Os filmes de artes marciais sempre nos trouxeram momentos divertidos, quando víamos o herói fazendo coisas que uma pessoa comum não seria capaz sem muito treino. Mas em "O Grande Mestre", além das peripécias corporais , observamos que Ip Man, personagem principal, tinha acima de tudo: Disciplina, elegância, etiqueta, respeito, determinação e muitas outras características necessárias em nosso dia a dia que qualquer um pode desenvolver.
Por isso, vamos ver aqui os cinco motivos para praticar a arte de Ip Man: O Ving Tsun (Ou "Wing Chun) numa das instituições mais renomadas do mundo que está presente nos bairros da Barra da Tijuca e Méier no Rio de Janeiro: A Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence Núcleos do Clã Moy Jo Lei Ou .


5 - Foi fundado por uma mulher:
Ving Tsun é uma arte marcial composta por seis niveis desenvolvimento humano. Esta configuração que chamamos de "Sistema Ving Tsun" , foi estruturado por uma mulher. Porém, vale ressaltar que estamos falando de uma China de cerca de 400 anos atrás, quando sua sociedade era ainda mais favorável aos homens. Além disso, "Ving Tsun" (lê-se "Wing Chun"), é o nome dessa mulher : Yim Ving Tsun.
O fato de uma mulher ter fundado esta arte, dá a ela uma série de diferenciais exclusivos, como a habilidade de enfrentar desafios e situações de crise valendo-se da natureza feminina. Por exemplo: Não vamos tomar uma decisão porque queremos ou porque podemos. Vamos estar sensíveis, para perceber o melhor momento de agir. Seja corporalmente, ou no dia-a-dia quando precisamos tomar decisões importantes.

4- Se Luta de Frente.

Geralmente no dia-a-dia nos deparamos com situações que nos desestabilizam profundamente. Outras vezes, essas coisas que nos acontecem inesperadamente, parecem afetar apenas a nós e mais ninguém. Nesses momentos, tendemos a nos recolher e nos voltar para dentro, mas o Ving Tsun (Wing Chun) trabalha o enfrentamento de situações de crise numa guarda diferente das demais: De frente para o adversário!
Num primeiro momento você pode se sentir desconfortável e exposto, mas lembre-se que ao encararmos desafios, nosso primeiro instinto é nos proteger ou nos envolvermos apenas parcialmente com a situação. Quando nos posicionamos de frente, temos à nossa disposição os dois braços e as duas pernas. Todos com a mesma possibilidade de cobrir a distância.
Se conseguirmos relaxar para enfrentar um adversário de frente, vamos conseguir relaxar em momentos de crise do dia a dia, para enfrentar nossos desafios cotidianos, também de frente!

3- Atenção Cuidadosa e Zelo.
Certa vez perguntaram a esposa do falecido ator Christopher Reeves numa entrevista, como ela lidava com a condição de seu marido, que não podia se mexer do pescoço para baixo. Ela teria dito que em alguns momentos achava que iria enlouquecer, mas que nesses momentos, procurava algum trabalho voluntário ou humanitário, e ao se deparar com outras pessoas e seus problemas, mudava o foco de sua situação e relaxava.
No Ving Tsun (Wing Chun), trabalhamos mais essa característica feminina: A "Atenção Cuidadosa". O praticante é levado a prestar atenção ao seu adversário, pois entende que a vitória é oferecida pelo outro e não conquistada à força. Além disso, num ambiente familiar , o cuidado com o companheiro é muito levado a sério em todos os níveis. E é claramente possível perceber , que quando alguém se vincula de coração à prática com uma outra pessoa nessa arte, independente dos problemas que esteja passando, o praticante é capaz de permanecer presente no momento e em nada mais.
Em situações de crise de ansiedade ou ataques de panico, muito comuns na sociedade moderna, a habilidade de manter a mente presente e enxergar as coisas como elas são, se faz fundamental.

2- Ving Tsun(Wing Chun) é para qualquer idade.
Existe uma visão errónea a respeito das artes marciais, de que apenas jovens podem praticar. Isso não é verdade! O Ving Tsun (Wing Chun), teria se originado de uma prática no Templo Shaolin direcionada à pessoas com idade mais avançada. Seus movimentos simples e que não requerem performances atléticas, favorecem isso. Além disso, o próprio Ip Man começou com 11 anos de idade. Mostrando que as crianças também tem o seu espaço.
Seja na fase de crescimento, quando a criança ainda está descobrindo seu corpo ou na melhor idade, quando se é preciso ressignificar a maneira como vamos usá-lo devido a limitações, o Ving Tsun (Wing Chun) do "Grande Mestre" é possível para qualquer idade.


1- Relação Mestre e Aluno:


No Ving Tsun (Wing Chun) a base do desenvolvimento humano está na relação Mestre e Aluno. Não a do filme, não a do Sr. Miyagi em "Karate Kid" ou do Pai Mei em "Kill Bill". Mas no fato de que o praticante de Ving Tsun , não vai se deparar com um professor ou alguém que sabe tudo. Mas sim, com alguém que está apenas a mais tempo nesse caminho. O que permite com que um aprenda com o outro e se desenvolvam juntos, através de uma relação que um dos discípulos de Ip Man e quem dá o nome a nossa escola, Grão-Mestre Moy Yat, chamou de "Vida Kung Fu". Ou seja, uma relação que possui um potencial de aprendizado com cada acontecimento. O que permite que o aprendizado seja para sempre, muito além das técnicas.



Talvez por esses e outros fatores , o filme "O Grande Mestre" tenha feito tanto sucesso. Pois não mostra o brutamontes que atira e explode coisas nem tão pouco o herói chinês invencível. Vemos um pai de família, como tantos pais. Vemos um marido, como tantos maridos. E vemos alguém passando por desafios para defender seus valores pessoais como nós fazemos todos os dias.


A boa notícia , é que os moradores da Barra da Tijuca, Méier e das adjacências desses dois bairros como Recreio, Tijuca, Grajaú, etc... Podem praticar esta arte nos Núcleos Barra e Méier da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence Núcleos do Clã Moy Jo Lei Ou, ligando ou mandando mensagem por whats app para o número (21)964865096 de Segunda a Sábado de 08h as 22h.