ONDE PRATICAR

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Tuesday, September 7, 2010

O BAAT JAAM DO DO VING TSUN PARTE 2 (VING TSUN´S BAAT JAAM DO PART 2)

O BAAT JAAM DO DO VING TSUN PARTE 2 
(VING TSUN´S BAAT JAAM DO PART 2)

A POLÊMICA DE BRUCE LEE: 
BRUCE LEE´S POLEMIC:


Bruce Lee , praticante de Ving Tsun e fundador de uma modalidade marcial chamada Jeet Kune Do, certa vez escreveu sobre Sistemas: 
"O indivíduo é mais importante que o sistema. O individuo é de fundamental importância ,não o sistema.Lembre-se de que o homem criou o método,não foi o método que criou o homem.Não se esforce para se encaixar em algum padrão preconcebido por alguém, que sem dúvida seria apropriado para ele, mas não necessariamente para você."


Bruce Lee, Ving Tsun practitioner and founder of a martial called Jeet Kune Do, once wrote about Systems: "The human being is more important than the system. The human being is extremely important, not the system.Remember that the man created the method ,was not the method that created the man.Dont strive to fit in any standard preconceived by someone who undoubtedly would be appropriate for him, but not necessarily for you."

A RESPOSTA DE MOY YAT. 
MOY YAT´S ANSWER.

Moy Yat mais tarde respondeu diretamente a Bruce Lee com um pensamento mais suscinto: " Kung Fu que depende de um Sistema não é bom Kung Fu.Kung Fu que não depende de um Sistema, também não é bom Kung Fu."

O paradoxal pensamento de Si Taai Gung Moy Yat,extremamente intrigante quando lido com mais calma, nos remete a três conceitos:

守 (Sau) - Que pode ser traduzido como "observar" referindo-se a "regras" ou "rituais".
破(Poh) - que pode ser interpretado como "analizar"
离(Lei) - Que pode ser traduzido como "abandonar"

Hai Tung 系统 é como se fala "Sistema" no dialeto cantonês.
Um Hai Tung 系统 de verdade tem vários Sau,Poh e Lei.
Você pode considerar que antes de "descartar" algo como dizia Bruce Lee, você tem primeiro que "aceitar", depois quando tiver a experiência necessária "analizar" e por fim "abandonar". Mas não abandonar por completo, porque esse 离(Lei)diz respeito a tornar-se independente de algo que você vivenciou e ainda vivencia.

Moy Yat later responded directly to Bruce Lee  with a more succinct thought: "Kung Fu that depends on a system is not good Kung Fu.Kung Fu that does not depend on a system, it is also not good Kung Fu."
The paradoxical thinking by Si Taai Gung extremely intriguing when read more calmly, take us to three concepts:
守 (Sau) - Which can be translated as "observe" referring to "rules" or "rituals."

破 (Poh) - which can be interpreted as "analyze"

离 (Law) - What can be translated as "leave from"
 

HaiTung  系统 is how you say "system" in Cantonese dialect.

A
Hai Tung  系统 indeed has several Sau, Poh and Lei

You may consider that before "leave" something like Bruce Lee said, you must first "accept", then when you have the necessary experience "analyze" and finally "let go". But do not abandon completely, because this 离 (Lei) is about to become independent of something you experienced and still experiences.


Por isso, se você pega o Siu Nim Tau, você pode dividi-lo em três partes: Uma parte 守 (Sau), uma parte 破(Poh) e uma parte 离(Lei). Se você pega por exemplo os três primeiros níveis do Ving Tsun: Siu Nim Tau seria o 守 (Sau), o Cham Kiu seria o 破(Poh) e o Biu Ji o 离(Lei).

So if you take the Siu Nim Tau fro example, you can divide it into three parts. A part 守 (Sau), a part 破 (Poh) and a part 离 (Lei). If you take for example the first three levels of Ving Tsun: Siu Nim Tau would be 守 (Sau), the Cham Kiu would be 破 (Poh) and Biu Ji 离 (Lei).

Mas e o que as facas tem haver com isso tudo?
But ,and about the knives?

Se você treina o Cham Kiu da mesma forma que o Siu Nim Tau, você não está fazendo Cham Kiu. Se você treina o Biu Ji como treina o Cham Kiu, você não está fazendo Biu Ji. 
Da mesma forma, se você treina o Baat Jaam Do com uma cabeça que tende a um "sistema estruturado" você só vai se lascar.(Na verdade é nesta parte que estou me dando muito mal!rs)

O Baat Jaam Do pode ser considerado o momento 离(Lei) da fase 破(Poh) do Sistema(Hai Tung 系统). Isso porque o Do, é o ultimo nível da fase semi-estruturada do 
Ving Tsun. Portanto, não cabe mais aqui certas maneiras de pensar com respeito ao Sistema pois o próximo passo, é exatamente a fase 离(Lei) do Ving Tsun(fase não-estruturada), ou seja: "O nada".
Que era por onde Bruce Lee já queria começar.

If you train the Cham Kiu in the same way that you train the Siu Nim Tau, you are not doing Cham Kiu. If you train the Biu Ji as you train in Cham Kiu , you're not doing Biu Ji.

Likewise, if you train the Baat Jaam Do with a head that tends to a "structured system" you will only be frustrated. (Actually in this part is that I'm doing very badly! lol)
The Baat Jaam Do can be considered the moment 离 (Lei) of the level 破 (Poh) of the System (
Hai Tung  系统). This because "Do" is the last level of thesemi-structured level of Ving Tsun.

. Therefore, it is not anymore good certain ways of thinking with respect to the system because the next step is exactly the level 离 (Lei) of Ving Tsun (unstructured level), it means: "The Nothing. That was where Bruce Lee had wanted to start.

A LENDA DO "HOI DO SI HING"(開刀師兄):
THE LEGEND OF THE  "HOI DO SI HING"(開刀師兄):
Estátua de Ip Man no Ancestral Home Song Yuen,em Foshan.
Ip Man statue in  Ancestral Home Song Yuen,em Foshan.



 開 (Hoi)- significa "Abrir"(means "to open")
刀 (do)- significa "faca"(means "knife")
師兄(si Hing)- irmão mais velho (means "older brother")

Da Família Kung Fu de Ip Man muitas histórias surgiram e muito se falou sobre ele: Que era preguiçoso, que só ensinava quem pagasse mais,que só ensinou isso para um aluno e para outros não, etc, etc...

Mas veja só, a sequência de vídeos abaixo e descubra porque Ip Man merceu uma estátua e um museu:

Ip Man Kung Fu Family has a lot of legends and a lot was told about him: he was lazy, he just taught who had money, etc etc 
But take a look bellow and find out why he deserved a statue and a museum:

IP Man demonstra o SIU NIM TAU:
IP MAN DEMOS SIU NIM TAU:






















IP MAN DEMONSTRA O CHAM KIU:
IP MAN DEMOS CHAM KIU:


IP MAN DEMONSTRA O MUK YAN JONG:
IP MAN DEMOS THE WODDEN DUMMY:



IP MAN DEMONSTRA O LUK DIM BUN GWAAN:
IP MAN DEMOS THE LONG POLE:






















Todos estes vídeos foram gravados na mesma data desta foto ao lado. Dias antes do grande Patriarca do Ving Tsun falecer. Mas você reparou algo engraçado? Os únicos que faltaram foram exatamente o Biu Ji e o Baat Jaam Do?

O que você acha?
Esqueceram de "upar" no youtube?Coincidência?

A maestria de Ip Man estava exatamente em sua maneira arrojada de pensar sobre a transmissão do Ving Tsun.Por isso mesmo, que com o Baat Jaam Do não poderia ser diferente:

Se sabemos que HOI(開) significa "abrir" , e que DO(刀) significa "faca", podemos supor que o Si Hing que é chamado de HOI DO SI HING(開刀)é aquele que mostra a primeira parte do Baat Jaam Do a alguém pela primeira vez.

All these videos were recorded on the date of this photo above. Days before the great patriarch of Ving Tsun died. But you noticed something funny? The only ones who were just forgotten were the Biu Ji and Baat Jaam Do?
What do you think?

Someone Forgot to "upload" on youtube? Coincidence?
The mastery of Ip Man was right in his way of thinking about the transmission of Ving Tsun.And  with the Baat Jaam Do not be different:

 If we know that HOI (
) means "open" and that DO (刀) means "knife", we can assume that Si Hing what is called HOI DO SI HING (刀) is the one that shows the first part of the Baat Jaam Do to someone for the first time.


O grande dilema para o Si Fu estaria no fato de que o Do(刀) é onde o praticante expressa seu Kung Fu de fato. A sequência do Baat Jaam Do de alguém, mostra o quanto esta pessoa desenvolveu seu Kung Fu. Se o seu Baat Jaam Do for exatamente igual ao de alguém, você o está estruturando e aí vai voltar ao 守 (Sau) e dar razão ao Bruce Lee.

The great dilemma for a Si Fu lies in the fact that Do (刀) is where the practitioner expresses his Kung Fu indeed. The sequence of the Baat Jaam Do of someone, shows how this person developed his Kung Fu. If your Baat Jaam Do is exactly equal to that of someone you're structuring and then goes back to 守 (Sau) and give reason to Bruce Lee

Por isso reza a lenda que o HOI DO SI HING(開刀) era também um herói anônimo dentro do Mo Gun, pois este seria alguém que não estaria apto a manusear as facas e ainda assim, o Si Fu lhe transmitia a sequência. 
Desta forma, a sequência seria algo vazio e morto, pois o HOI DO SI HING(開刀) mesmo se esforçando não teria Kung Fu para jogar dentro dos movimentos, e assim, deixaria a sequência neutra para que praticantes qualificados pudessem observar as oito partes de maneira "pura" e desenvolver a sua própria sequência a partir dali. 

So legend says that the HOI DO SI HING (刀) was also a kind of hero in the Mo Gun , because this would be someone who would not be able to manipulate the knives and yet the Si Fu would teache him the entire sequence.

Thus, the sequence would look empty and dead, since the Hoi Do Si Hing (
刀) would not have Kung Fu to play within the movement, and thus leave the sequence neutral to qualified practitioners could observe the eight parts of the Do in a  "pure way" and so, develop their own sequence from there.
 
Grão-Mestre Moy Yat usando o tambor da Dança do Leão em visita a China.
Grand-Master Moy Yat using the drum.

"A jornada do Baat Jaam Do é solitária." - foi o que disse meu Si Fu quando comecei neste nível. Pois diferente do Siu Nim Tau que tem o Lap Sau, Daan Chi Sau, Luk Sau e tantos outros conteúdos associados, o Baat Jaam Do é só ele mesmo.
Ninguém pode te dizer do que se trata certo movimento, ou como usá-lo, pois isso seria mais uma vez estruturá-lo. E o papel do Si Fu nesse momento é apenas guiar o trabalho para que não saia muito do trilho.

"The journey of the Baat Jaam Do is a lonely journey." - My Si Fu Julio Camacho said that when I started my at this level. Different from Siu Nim Tau that has the Lap Sau, Daan Chi Sau, Luk Sau and many other trainnings, the Baat Jaam Do is only itself.
Nobody can tell what it is the right movement in this level, or how to use it because it would once again structure it. And the role of Si Fu in this moment is only to guide the work for does not leave much of the trail.



(Meu Si Fu Julio Camacho ao lado de Si Taai Gung Moy Yat: anos 90)
(90's : My Si Fu Julio Camacho 11G VT and Si Taai Gung Moy Yat)

E é nessas horas que vemos o fundamental papel do Si Fu. E como que se o Si Fu quiser ou simplesmente não estiver qualificado,pode estragar o Kung Fu de seu discípulo e mais uma vez, dar razão a Bruce Lee.
Meu Si Fu sempre fala que na cultura chinesa, o papel do Mestre é sempre fazer com que seu discípulo o supere. E o discípulo por sua vez, nunca se considera acima do Mestre.
Eu não vejo meu Si Fu treinando. As vezes, tenho a honra de fazer Siu Nim Tau com ele e alguns irmãos Kung Fu aos Sábados. Mas sempre me intriga sua capacidade de demonstrar algo com extrema facilidade. Algo que eu que me mato de treinar e não estava conseguindo.E eu penso: "Que horas ele treina? E como? Se todos os seus irmãos Kung Fu estão em outros estados e seu Si Fu está longe também?"
 
And it is in these times that we see the fundamental importance of a Si Fu. And as if that Si Fu want or simply are not qualified, can spoil the Kung Fu of his disciple, once again, giving reason to Bruce Lee

My Si Fu always says that in Chinese culture, the role of the Master is always to make his disciple surpasses him. And the disciple in turn, never considers himself better than his Master.
I do not see my Si Fu training. Sometimes, I have the honor to do Siu Nim Tau with him and some
Kung Fu brothers on Saturdays. But always intrigues me his ability to demonstrate something so easy. Something that I kill myself to train and I coul  not do.And I think: "What time he trains and how? If all his Kung Fu brothers are in other states and his Si Fu is far too?"


E nessas horas eu lembro do Si Gung que tem seu Si Fu já falecido e seus irmãos kung fu não em outros estados, mas sim em outros países.


Si Fu fala que Si Taai Gung Moy Yat costumava dizer que enquanto um praticante só é praticante enquanto está dentro do Mo Gun treinando, ele
"era Si Fu" 24 horas por dia, 7 dias por semana.


E por fim, remeto este post a outra lenda. Uma lenda que diz que alguém muito curioso perguntou a Ip Man perto dele falecer:

-Si Fu, o senhor ainda treina?
-Só o Siu Nim Tau e o Baat Jaam Do. - respondeu o Patriarca.

And I remember those times about my Si Gung Leo Imamura(photo) that has his Kung Fu brothers abroad and his Si Fu passed away.


So, My Si Fu says that Si Taai Gung Moy Yat used to say that while a practitioner is a  Ving Tsun practitioner only when he is in the Mo Gun  he was a Si Fu was 24 hour a day , 7 days in a week.

And finally, I talk about one more legend on this post . A legend that says that someone  very curious asked to Ip Man by his death:
 

-Si Fu, do you still train?

-Only the Siu Nim Tau and the Baat Jaam Do. - Answered the Patriarch.



Thiago Pereira,12G VT
moyfatlei.myvt@Gmail.com






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