domingo, 9 de maio de 2010

MOY YAT E O DIA DAS MAES (MOY YAT AND THE MOTHERS DAY)


(na foto acima da esquerda para direita: Si Taai Vanise Imamura,Si Mo Daniela Camacho e Si Sok Ursula)
(from left to right: Si Taai Vanise Imamura(10G VT) , Si Mo Daniela Camacho(11G VT) and Si Sok Ursula(11G VT)

Dia das Mães



O DIA DAS MAES.
Mother's day
(Trecho do Livro A LEGEND OF KUNG FU MASTERS de Si Taai Gung Moy Yat)
(part of the book A LEGEND OF KUNG FU MASTERS by Si Taai gung Moy Yat)

Eu me mudei para os EUA 17 anos atrás. Ate aquele momento eu nunca tinha visto um ‘dia das mães ‘, contudo, agora eu vejo todos os anos. é muito estranho que um dia como esse não seja celebrado na China. Ate o momento em que eu tive que escrever um artigo sobre este dia, eu nunca reparei que eu tinha tão pouco conhecimento sobre um evento tão importante como esse.

Como o dia das mães foi originado? Por que o dia das mães é um feriado? Como estrangeiro, eu acho difícil entender a idéia do Dia das Mães. Talvez se eu fosse uma mulher seria mais fácil. Eu gostaria de descrever algum sentimento sobre minha mãe e o dia das Mães.Eu tentei escrever um poema,mas eu não tenho as palavras. Então eu darei meu melhor aqui.

Virtualmente cada pequena coisa tem uma mãe. Seres humanos são criaturas peculiares, nascidos com uma espécie de grosseria. nós respeitamos e admiramos coisas que são raras e incomuns. Mães são tão comuns (todo mundo tem uma) , então nós nao lhe prestamos tão especial atenção...
Eu faço minha própria agenda, e geralmente eu sou muito ocupado.Eu pouco tempo para TV. Porem recentemente,eu assisti um programa de Hong Kong chamado ‘Mae’.

A historia era tão tocante que eu chorei. A mãe na historia era doce, que me lembrava minha própria mãe e as mães de todas as partes.

O Dia das Mães em Chinatown é muito agitado, especialmente nos restaurantes. Grandes grupos de famílias em volta de uma risonha senhora com flores em seus braços, todos comendo juntos. Ao menos eles a alimentam uma vez ao ano, então a mãe fica muito feliz neste dia.

Jovens bebês são alimentados por suas mães.O leite materno segue para a boca do bebê desde seu primeiro dia de vida, e continua assim por muitas e muitas refeições, aqui e em qualquer parte do mundo. Em quase todos os dias do ano, você pode andar por ai e ver mães alimentando seus bebês, não apenas no ‘Dia das Maes’.
Eu mesmo tenho uma mãe,mas nunca soube do Dia das Maes. Eu tenho refeições com minha mãe todos os dias, e minha mãe diz que ela e mais feliz que as outras mães que comem com suas famílias apenas uma vez no ano.

Um destes dias,se eu tiver o poder para conquistar o mundo todo,a primeira coisa que eu farei será mudar o Dia das Mães de 13 de Maio para 365 dias no ano.

Moy Yat
 
I moved to US 17 years ago. Until that moment I had never seen a 'Mothers Day', but now I see every year. Is very strange that such a day is not celebrated in China. Until the moment that I had to write an article on this day, I never noticed that I had so little knowledge about such an important event like this.



How Mother's Day was originated? Why Mother's Day is a holiday? As a foreigner, I find it hard to understand the idea of Mother's Day. Maybe if I were a woman would be easier. I would like to describe some feelings about my mother and the Mothers day.I tried to write a poem, but I have no words. So I will give my best here.


Virtually every little thing has a mother. Human beings are peculiar creatures born with a sort of rudeness. we respect and admire things that are rare and unusual. Mothers are so common (everyone has one), then we not pay very attention ...


I make my own schedule, and usually I'm very busy.I have little time for TV. However recently I watched a program from Hong Kong called 'Mother'.


The story was so touching that I cried. The mother's story was sweet, I remembered my own mother and the mothers of all world.


Mother's Day in Chinatown is very busy, especially in restaurants. Large groups of families around a smiling lady with flowers in her arms, all eating together. At least they feed her once a year, then the mother is very happy on this day.


Young babies are fed breast milk from their mothers.The milk goes to the baby's mouth from its first days of life, and remains so for many, many meals here and anywhere in the world. In every day of the year, you can walk around and see mothers feeding their babies, not just the 'Mother's Day'.


I even have a mother, but never knew of Mother's Day. I have meals with my mother every day, and my mother says she is happier than the other mothers who eat with their families only once a year.


One of these days, if I have the power to conquer the whole world, the first thing I'll be changing the Mother's Day May 13 to 365 days a year.


Moy Yat

Na foto vemos Si Gung Leo Imamura entre alguns Si Hings e sua Si Mo. No sofa, Si Taai Gung Moy Yat ao lado de sua mae.

We see Si Gung Leo(10G VT) between some Si Hings and his Si Mo. Sit is Si Taai Gung Moy Yat and his mother.

Thiago Pereira