quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O GRANDE DRAGÃO BRANCO REVIEW!!!!

ESPECIAL VAN DAMME: EPISÓDIO 2
REVIEW DE O GRANDE DRAGÃO BRANCO (1º PARTE)

O Grande Dragão Branco(Bloodsport) é uma produção de 1988 que levou Jean-Claude Van Damme ao estrelato. Cheio de clichês, erros conceituais, estereótipos aos montes, este filme ao lado de Curtindo a Vida Adoidado, Namorada de Aluguel, Te pego la fora e tantos outros, se tornou um clássico da Sessão da Tarde. E nesse review especial vamos conhecer a fundo os segredos,referências,pataquadas e o roteiro insano que cerca essa produção tão querida por todos...

FRANK DUX:

O filme conta(ou tenta) contar a história do senhor na foto ao lado, que atende pela alcunha de Frank W. Dux, um Canadense mestre de Ninjutsu da linha Koga-ryu que nos anos 70 fundou seu próprio estilo, o Dux-Ryu Ninjutsu....
Dux então fundou sua primeira escola de Ninjutsu e mais tarde seus alunos abriram filiais. Entre as maravilhas de seu novo método, podemos citar a criação do sistema DUX FASST (Focus-Action-Skill-Strategy-Tactics): Foco,Ação,Habilidade,Estratégia e Tática...
Dux foi um Marine antes de se tornar Mestre de um estilo próprio, mas ele é acusado de ser mito-maníaco, inclusive pelo Los Angeles Times. Ou seja, de ser um cara viciado em inventar histórias.
Entre as suas mais famosas, o Los Angeles Times destaca a própria história do Kumite. Torneio underground em Hong Kong que Fran Dux afirma ter participado e ganho, mas o jornal diz que não tem como checar se isso é verdade ou não, e mais: que o trófeu que ele ostenta desse torneio foi comprado a poucos kilometros de seu Dojo.

O FILME:


O filme já começa com cenas de treinamentos dos competidores do Kumite que será realizado em Hong Kong. E como um bom filme da época, quanto mais exótico for o treino melhor ainda!
Nessa cena por exemplo vemos Chong Li da Coréria quebrando pedras de gelo.
Nessa outra um figurante quebra uma tábua na joelhada! Ok, ok!
Mas essa cena é surreal! Mais uma vez apelando para estereótipos, o lutador africano pratica o estilo do macaco, e na cena acima, ele sobe numa árvore para quebrar esses côcos ou whatever! Mas putz! Por que ele ele não fez o mesmo colocando-os em cima de uma mesa? Só porque o estilo é do macaco? Imagina o trabalho que deu arrumar e amarrar isso desse jeito pra depois quebrar? arff
Não paramos por aí! Logo depois vem o treino do lutador caribenho! Observe que tem pessoas cercando o local do treino com tochas!! Mas o que seria isso? Pro espectador pensar: "Bem, com este tipo de vegetação e tochas... é , só pode ser no Haiti ou outro lugar por ali!". Eu fico imaginando se fosse real, o lutador dizendo: "Galera, hoje eu vou treinar com fulano. Se forem assistir levem tochas beleza?"
Agora, vocês lembram no jogo Street Fighter II , no qual em cada fase, ficavam tipo uns figurantes ao fundo fazendo sempre o mesmo gesto?
Tipo assim.


Pois bem, ainda na mesma cena do treino no Caribe, alguns figurantes que não possuem tocha, ficam fazendo qualquer movimento, porém, alguns como esse tiozinho se empolgaram a valer! Não deixe de reparar quando assistir o filme!É muito bom!
O Kumite já esta pronto para receber os lutadores, mas afinal, o que é o Kumite? Seria tipo uma Copa do Mundo que cada edição acontece num país? Porque assim:são até onde eu vejo caratecas que organizam, e reparem que o senhor da esquerda é ocidental... enfim, um torneio em Hong Kong, com caratecas organizando...
Enquanto isso,Van Damme, o Frank Dux no filme, foge do quartel no qual está lotado e antes de ir ao Kumite resolve visitar seu Shidoshi, Senzo "Tiger" Tanaka.
Enquanto Frank Dux(Van Damme) aguarda a Sra. Tanaka anunciar sua presença, ele observa uma Katana esposta perto da lareira... a imagem começa a entrar em Fade In, e advinha? É hora de Flashback!
Frank Dux(Van Damme) lembra de quando ele e sua turminha de amiguinhos "Barra-pesada" que pareciam mais ter saído de um livro do CCAA ou comercial de sucrilhos, invadem a casa dos Tanaka para roubarem a tal Katana.
Os meninos escutam um barulho e fogem, mas o pequeno Frank Dux fica para guardar a espada na maior calma... e de repente adentra um menino asiático na sala e dando-lhe uma bica no meio do estomago. Este era Shingo, filho de Senzo Tanaka. Sr. Tanaka convida Frank para ser seu aluno, porém Frank percebe que está sendo usado apenas para saco de pancada pro filho do grande mestre e resolve parar.
Tempos depois, Frank (blusa com listras) vê Shingo Tanaka apanhando na escola. Ele aparece, bate em todo mundo e salva o amigo. Mas... reparem uma coisa: O filme "O Grande Dragão Branco" é de 1988, logo, imagino que o universo do filme esteja nos anos 80 também. Levando em conta que isso é um flashback e Frank Dux está lembrando de quando era novo, o Flashback deveria estar nos anos 70 e não 80!!! Olhe as roupas deles! Isso é anos 80!
Isso fica claro quando observamos os tênis que o jovem Frank Dux usa! Um Nike modelo "classic"( à esquerda) desenvolvido nos anos 80.
Isso fica comprovado também porque em "De volta para o Futuro III"(mais um filme oitentista) na cena em que Marty Mcfly dança no Saloon ele também está usando um!
Agora, reparem nesta sequencia: Muito motivado, Shingo Tanaka promete a Frank Dux que treinará duro para honrar seu pai no Kumite um dia. Uma cena bonita, e inspiradora, mas...
Reparem na linha vermelha que tracei, que o olhar do Jovem Tanaka vai se perdendo no horizonte, mesmo estando de frente para a pessoa que o está ouvindo.
A situação fica tão absurda que se vc observar novamente a linha vermelha, o menino está falando com o ombro de Frank Dux. Eu pensei: "cara, ele nunca vai ganhar o Kumite! enxergando desse jeito..."
Shingo acaba morrendo anos mais tarde, e pra mim do jeito que ele enxergava no mínimo deve ter sido atropelado.
Frank Dux já crescido com o coração em chamas após a morte de seu amigo, se oferece para representar o Clã Tanaka no Kumite. E após convencer o seu Mestre, este aceita.
Agora, reparem no cabelo do Van Damme. É meio que pra mostrar que ele era mais novo no Flashback. Isso porque o Van Damme passa todo o filme com os cabelos perfeitamente penteados, e no Flashback despenteiam ele pra mostrar jovialidade..rs
O treino começa e Tanaka-sensei não pega leve!

Senzo "Tiger" Tanaka foi interpretado pelo ator Roy Chiao. Pouco conhecido do grande público, Roy Chiao foi a primeira opção para viver o lendário Sr. Miyagui na franquia Karate Kid.
Você acha que combinaria???





O treinamento possui também meditação através do uso dos Kuji-Kiri(ou Kiji-kiri não lembro bem) que são técnicas de Ninjutsu onde pressionando as mãos em determinadas posições acredita-se ativar meridianos.
[Tanaka]: reza que também que não custa nada!
Esse é o mais legal de todos!rs E você lembra um outro lugar que esse movimento aparecia?
Sim!! Na abertura do seriado live-action Defensores da Luz MASKMAN(Hikari no Sentai Maskman) que passava na Manchete!!!
Pra quem quiser conferir a abertura completa aí vai:

http://www.youtube.com/watch?v=jiDVx7Eqir0&feature=PlayList&p=912C41E3867D228C&playnext=1&index=31


Outra parte sensacional do treino(lembrando que quanto mais exótico melhor), é a de pegar peixes no tanque. Tanaka-sensei afunda seu braço rapidamente no tanque de peixes e pega um em um único movimento! E não pense que é maluquice, você vai ver que este treino tem uma aplicação direta para a realidade das ruas mais a frente.
O grande lance de Tanaka-sensei, é ser um Mestre que não ri, sempre sério. Mas nessa cena.. nossa!Eles treinam em cima de um tablado, Van Damme dá algumas pernadas e o ator que faz o Mestre Tanaka se desequilibra momentaneamente e quase cai!!!!
Lembram do comercial da Sadia de 1989 que o menino vendado ia experimentando presunto por presunto para advinhar qual era Sadia? Não parece o Van Damme aqui?rs
Neste treino, Van Damme deve agir normalmente mesmo sem a visão.
"Ha!Golpe de Judo!"(by Austin Powers)
O treino chega em seu auge com essa sessão de tortura para forçar a melhor abertura de Frank Dux. Mas eu penso: "Poxa, não era melhor ter feito isso no início de tudo?"
Van Damme mostra que é durão e arrebenta o aparelho chegando ao final do treinamento!
Muito antes de ser o "Ultimo rei da Escócia" e ganhar um Oscar, Forest Withaker(esquerda) fez uma ponta neste filme como um agente das forças armadas que está atrás de Dux(Van Damme). Reparem no corte de cabelo dele!
Esse é o Mc Hammer, o cara por trás do mega-hit de 1990 "U can´t touch this". Quando apareceu em meados dos anos 80, Hammer lançou a moda deste cabelo quadradão!
Will Smith antes de ser um super astro, quando ainda estrelava sua série "Fresh Prince of Bel-Air" também usou!
Então vamos dar um desconto pro Forest! Era a moda da época!
Dux quando chega a Hong Kong, conhece Ray Jackson jogando fliperama. Os dois acabam se tornando grandes amigos, mas antes, Ray convida Dux para uma partidinha! Cena clássica!


O jogo é meio que um campeonato de karate. Van Damme vence todas as vezes. Mas afinal, o que isso quer dizer? Se tornar um "bad-ass" em alguma arte marcial te faz um expert em games de 8 bits?!?!
No saguão do hotel, Ray Jackson e Dux(Van Damme) conhecem o figura de nome Vitor Lin, que será o guia deles nessa aventura.
Eles vão dar um rolé por Hong Kong, e Vitor fala um pouco sobre como funciona a cidade para os dois e o espectador se familiarizar, e aqui vai a fala inteira que é sensacional:
"Aqui está a gente, na Cidade Murada.Não é lugar para estrangeiros, vocês estão em Hong Kong,mas não podem cruzar a fronteira invisível pra dentro da China,e eu não estou brincando não! É um lugar decadente, uma terra de ninguém no meio de um paraíso de turistas!Isso remonta o antigo acordo firmado entre Inglaterra e China, assim que sairem da luz do dia para os corredores estreitos, será a hora de protegerem suas virilhas."

Cara, essa fala é surreal!
A china é uma terra decadente e com cada um por si?
E o que foi aquilo? o acordo firmado entre Inglaterra e China era sobre proteger a virilha quando andar em corredores no escuro? rsrsrs Muito bom!
O Caminho pro Kumite é por um beco escuro, com lixo,ratos,crianças chorando e uma fiação exposta que pelo amor de Deus! Eles quiseram passar a idéia de sub-mundo pro espectador, mas foram longe demais! Por mais underground que seja, os organizadores não fariam ali, qualquer faísca na fiação daria um curto tão grande que o fogo iria "Lamber" a todos mais rápido do que os
balõezinhos japoneses que vendiam na Dona Neuza la em Rocha Miranda quando eu era pequeno.
Bom, eles chegam e entregam seus convites para avaliação dos organizadores.
Um deles porém fica encafifado pelo fato de Frank Dux estar representando os Tanaka.
[organizador 1]"Ele diz representar Clã Tanaka,ele não parece um Tanaka"
[Frank Dux]: "E a sua barba também parece postiça!"
[organizador 1]: Se é mesmo aluno de Senzo Tanaka, deve ser capaz de executar o Din Mak.
O organizador desafia Dux a usar o "Toque da Morte"(Din Mak) pra provar ser aluno de Tanaka-sensei. Essa cena também povoou a imaginação alheia por meia década de 90.Mas reparem só: Será que eles já deixam sempre uma pilha de tijolos já preparada caso apareça um belga representando um japonês pra mostrar o Din Mak??
Van Damme pede que Vitor Lin escolha um tijolo, ele faz toda uma firula e escolhe logo o primeiro de cima na fileira do meio?!?!?!?!O organizador fulo da vida brada: "Não! O primeiro de baixo!"
Mas mesmo assim não me convenceu...
Seria Din Mak pra mim se ele quebrasse o primeiro de baixo da outra fileira batendo no primeiro de cima da fileira do meio!!!Isso sim !
BONUS STAGE: "TEST YOUR MIGHTY"
Com um malandro angulo de camera, Van Damme simula explodir o primeiro tijolo de baixo, e consegue!
[Vitor Lin] : "Há! Que filho da mãe! E então? Tá bom pra vocês?"


CONTINUA: