terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

INTEGRAÇÃO: CORRIDA NA PRAIA( FULL)

No último Sábado, dia 07 de Fevereiro de 2009, Carlos Antunes organizou uma corrida na praia da Barra da Tijuca. Todos os praticantes do Mogun, amigos e parentes foram convidados. O primeiro horário de encontro no Mogun era de 5:15 am..rs Mas Sifu resolveu passar esse horário para as 5:45 am.. Ufa!
Como sou muito ansioso, as 4:30 já estava de pé, e por não ter certeza do horário, acabei chegando no Mogun as 5:13 am. Uns 20 minutos depois, chegou o Felipe Mury que com cara de sono disse ter passado a noite em claro.
Sifu chegou como sempre em ponto as 5:45 am , o que pra mim sempre é impressionante.

Como ainda faltavam pessoas a chegar, subimos com ele, abrimos o Mogun e começamos a treinar...
Carlos Antunes e Sisok Diego chegaram logo depois e se juntaram a nós. E ainda estava escuro quando Paula Gama também apareceu e começou a participar do treino.

Depois de um tempo, Sifu resolveu que era hora de ir.... mas ir a pé!
Paula resolveu ir de carro e foi direto pro posto 5 da praia, e nossa caminhada começou no posto de gasolina ao lado do Barra Garden , e indo por dentro até a ponte Lucio Costa, chegamos a orla com o dia já claro.
(início da caminhada: (esq p/ direita): eu, Sisok Diego,Sifu e Felipe Mury. foto: Carlos Antunes)

Começamos a corrida no posto 5 e Sifu sugeriu irmos e voltarmos até o 7, somando um total de 4 km. Paula ficou na areia em frente ao 5 mesmo nos esperando terminar.
A corrida começou e o Sifu ia a frente, me impressionou muito a velocidade com que corria. Pra falar a verdade se não fosse pelo Mury estar com sono e cansado com certeza eu seria o único retardatalho..rs Eu adoro correr, mas vou bem devagar...quase parando...

Chegando no Posto 7 demos uma parada, afinal, como dizia no convite, esta não era uma prova de resistência, de distância percorrida nem nada parecido, era apenas mais um momento de convívio extra-mogun para todos se divertirem...
Chegada ao posto 7 e duas semanas de vida a menos pra mim...rs
O grupo todo reunido.
da esquerda para a direita: Felipe Mury,Sifu,Carlos Antunes,Sisok Diego e Thiago Pereira.

A volta pro posto 5 foi mais tranquila pra mim, eu já sabia que ia acabar e que dali a 2km estaria tudo bem de novo..rs E nos últimos ...sei lá... 30 metros? (distância e espaço não são o meu forte)eu,Sisok Diego e Carlos corremos com tudo ao melhor estilo Rocky e Apollo correndo na praia em Rocky III..mas sem a cena do abraço!

Sisok Diego e Mury foram pra água e eu,Sifu e Carlos fomos a um quiosque no calçadão. Paula ainda estava na areia.

Foram bons momentos de vida-kung fu, conversamos enquanto tomavamos água de côco e depois voltamos pra areia pro trabalho final...
Eu e Sifu: sombra e água de côco para recuperar as energias (foto: Carlos Antunes)

Na volta para encontrar o pessoal que havia ficado na areia, Sifu me convidou para coordenar o Siu Nim Tao.
No nosso Clã, a forma de cada um tem o tempo de seu dono e as características que ele achar melhor. Obviamente temos um "Norte" para o praticante não "Inventar" coisas e colocar na forma, mas todas elas mesmo tendo movimentos semelhantes,tem a cara do dono..
Assim quando fazemos Siu Nim Tao, não estamos exatamente comprometidos em copiar o movimento do Sihing ou Sisok, nem fazer no tempo dele. Porém, nesse tipo de prática, geralmente um Sihing fica a frente e os demais tentam seguir o seu tempo. A forma é feita de maneira mais lenta, geralmente 1 hora..
Quem conhece a forma, sabe que os movimentos pedem pra sair, pedem pra seguir adiante na primeira parte, e o trabalho do Sihing a frente, além de outras coisas, muitas vezes é atrasar esse tempo, a fim de criar um cenário onde os demais praticantes possam treinar manter o foco mesmo com as pernas doendo ou todos os pensamentos pedindo "Pára agora, já deu.."
O que comprova que não adianta a melhor resistência ou calejamento se a mente não estiver bem treinada também...


Depois do Siu Nim Tao ainda treinamos as outras formas, demos um mergulho e voltamos pro Mogun para continuar as obras!

Foi uma experiência muito divertida, espero que aconteça mais vezes!