quarta-feira, 27 de agosto de 2008

TOP 10 BLOG DO PEREIRA

Em 1984, o mundo era outro. As músicas, as roupas, as diversões, a maneira de pensar, e claro: O cinema!
A primeira parte dos anos 80 nos brindou com vários dos chamados "clássicos da Sessão da Tarde" como: Rambo:First Blood, De volta para o Futuro e Karate Kid!

Karate Kid marcou época de tal forma, que teve duas sequencias na mesma década , formando uma trilogia clássica! E uma quarta parte nos anos 90 com a Hillary Swank que putz! Melhor esquecer!

Karate Kid acabou virando parte da cultura pop, com referências em animações como Hércules da Disney e recentemente Kung Fu Panda.

Sua música tema, Glory of Love de Peter Cetera foi regravada várias vezes, como na versão da banda New Found Glory.

E aqui, nesta nova coluna do BLOG DO PEREIRA. Teremos um Top 10 com os melhores momentos da pelicula original!

Os Top 10 por aqui sempre reunirão clássicos dos filmes de artes marciais!

Espero que gostem!!


10 - Primeiro encontro entre Daniel-san e Sr. Miyagui



Quando você assistiu o desenrolar desta cena a primeira vez na Sessão da Tarde (duvido que alguém tenha visto no cinema!) , você provavelmente não desconfiava que estava para se formar uma das maiores duplas da história da sétima arte(rs), ao que Daniel LaRusso,o Karate Kid, vai a casa do zelador do lugar que acabou de se mudar, para que este conserte a pia de seu apê. Porém , o zelador não é ninguém menos que o Sr. Miyagui cara!

O primeiro encontro não foi dos melhores já que o Karate Kid interrompe o velho mestre em uma de suas atividades favoritas: Pegar moscas com os hashi!


Olha a cara que ele faz pro Daniel-san!!




9- Aprenda a conquistar garotas com Daniel-san.



Bom, alguns investem no físico, outros no intelectual.. mas não Daniel-san! Para conquistar seu par romântico no filme, ele faz embaixadinhas!!

Na sequência da festa na praia, Freddy Fernandez, seu novo vizinho, joga a pelota pra perto das meninas. Daniel aproveita a deixa e faz uma graça. Obviamente o ex-namorado da menina, Johnny Lawrence ,o rival de Daniel, chega, dá uns catiripapos nele, e a cena termina com o pessoal fazendo pouco caso do pobre Karate Kid.


8- Bernardinho da Cobra Kai.

Cansado de apanhar em todos os cantos, Daniel-san resolve começar no Karate de verdade.E somos finalmente apresentados a um dos maiores vilões dos anos 80(Afinal, quem teria um banner de si mesmo em tamanho real em seu próprio Dojo?). John Kreese, o Cobra Kai!

O cara é faixa-preta de Karate, veterano do Vietnã, o logo de sua escola é uma naja, sua escola se chama Cobra Kai(algo como: "Encontro dos Cobras"), e ainda por cima parece uma versão do técnico da seleção de volei Bernardinho "from hell" quando treina seus seguidores.

"-Pain, does not exist in this Dojo! Does it?

-No SENSEI!

-Defeat does not exist in this Dojo! Does it?

-NO SENSEI!"

hehehe


7- Fantasias.

Como todo filme oitentista que se preze, Karate Kid também tem sua festinha da escola onde o principal chega perto de ficar com seu par romântico mas apanha no final.

Porém, esta festa assim como a de "De Volta para o Futuro", não foi qualquer uma. Já que duas fantasias ficaram marcadas para aquela geração: a de chuveiro e a de caveira.

A de chuveiro foi uma invenção improvisada do Sr. Miyagui para o Daniel ir a festa! Já as de Caveira foram usadas por Johnny Lawrence e seus comparsas do Cobra Kai!

Para a história!rs

6- Casa do Sr. Miyagui.

Uma coisa que nunca ficou clara pra mim, foi o "Porque" do Senhor Miyagui ser um zelador que vive numa quitinete de um cortiço, se ele tem uma tremenda casa "Japanese style" a poucos quilometros dali!

Quando ele resolve começar a treinar o Daniel-San, vemos essa tal casa a primeira vez. Tá certo que tá meio caidinha, mas o cara além de tudo tinha uma coleção de carros clássicos!

Então por que diabos não morar ali?!?!


5- Faixinha do Daniel-san

Uma coisa é certa, você até poderia se considerar um cara "mau", sagaz, até mesmo um "badass" quem sabe nos anos 80. Mas você só seria levado a sério se tivesse uma faixa amarrada na sua cabeça! E sabe-se lá Deus porque!

Por alguma razão, hollywood passou para aquela geração que uma faixa amarrada à cabeça valia mais que mil palavras! E Daniel-san não ficava de fora! A lendária faixinha que todo mundo no meu saudoso Colégio Salesiano em Rocha Miranda queria igual, era parte quase indispensável no Karate Kid, porém, nem mesmo Madureira na época foi capaz de provir uma falsificaçãozinha sequer para nosso deleite.

Outros ícones da época que também usaram faixinhas na cabeça foram obviamente John Rambo e o personagem Kokimoto da novela mexicana Carrossel! rs

4- A era dos video-clipes.

Ahhh "The 80´s" ... parece que foi ontem, mas já fazem mais de 20 anos, que todo o filme estilo Sessão da Tarde, como Karate Kid, tinha o seu momento video-clipe! rs

Nada como fazer uma montagem de algum momento divertido ou dramático com o personagem principal, e jogar uma música bem característica da época em cima, com muita bateria eletrônica e teclados! E claro! um vocal estilo "eye of the tiger" pra completar!rs

Em Karate Kid, isso acontece quando finalmente Daniel vai curtir um pouco num parque da cidade com a menina que gosta, Ali Mills!

3- Pegar moscas com os Hashi.

Como havia dito acima, o principal lazer do velho Miyagui é tentar pegar moscas com os Hashi(ou pauzinhos) .
"Quem consegue pegar mosca com pauzinho, pode fazer qualquer coisa."
Foi o que disse o Velho Mestre.

A cena é sensacional, porque Daniel-san chega desconfiado e obviamente, usando seu mais novo "simbionte" na cabeça, a faixinha branca. Ele então vê seu mestre "viajando" brincando com os Hashi. Na primeira cara que o Daniel faz ao ver tal cena, eu sempre imaginei que ele estivesse pensando;
"O que esse velho maluco tá fazendo? Será que ele tá tentando beliscar alguma alma penada com os pauzinhos?"

Mas Miyagui explica a seu franzino pupilo e este resolve tentar. E eis que o mancebo pega uma mosca!
Sr. Miyagui que vinha tentando o feito desde a época de Okinawa, acha tudo uma grande injustiça e vai embora reclamando!rs

Quem nunca lembrou de Karate Kid a primeira vez que comeu com Hashi que atire a primeira pedra!rs


2- Treinamento.

"Na rua, se você anda pelo lado direito, OK, se você anda pelo lado esquerdo, OK. Se você anda pelo meio, logo logo você é amassado, igualzinho a uma uva. Aqui, Karate mesma coisa.Ou seu Karate bom, ou seu Karate ruim. Se seu Karate mais ou menos.. (gesto de espremer) .. igualzinho a uva."

Cara, estas linhas foram ditas por Pat Morita, o ator que interpretou o Sr. Miyagui, segundos antes de começar uma das sequências de treino mais famosas da história do cinema!!
O trabalho lúdico do velho mestre conta muito neste treinamento!
Ele bota o muleque pra ralar literalmente!
Encerar o carro, lixar o chão, pintar a cerca, pintar a casa , coçar as costas dele, comprar pão de manhã, lavar banheiro, etc.. Enfim, Daniel-san antes de ser considerado um Karate Kid, ralou muito e reformou sozinho a casa inteira do Miyagui!


Temos algumas cenas antológicas durante o treino, como quando Sr. Miyagui quebra umas garrafas com um golpe com a faca da mão, de uns arruaceiros na praia ou quando Daniel aprende alguns movimentos em cima de uma canoa enquanto o lendário mestre pesca um peixinho na lagoa!

Sensacional!rs

"Breath in... Breath out... Breath in... Breath out..."

(Sr. Miyagui para Daniel-san durante o treino.)

Eu já limpei e encerei o carro do meu pai milhões de vezes e ainda assim ano passado quase perco o nariz. Isso não é justo!rs

1- Sr. Miyagui para a eternidade.


Aposto que você pensou que a primeira colocação seria do golpe da Garça do Daniel-san certo??
Errou!rs
Nada paga esta imagem!
O saudoso Noriyuki "Pat" Morita, que interpretou o Sr. Miyagui, virou sim uma lenda, mas também é verdade que não emplacou nenhum sucesso depois da trilogia clássica Karate Kid (Karate Kid 4 não é Karate Kid!)

Assim, o velho mestre teve que se virar pra continuar comprando seus blusões creme. E nada melhor do que uma linha de cera de automóveis do Sr. Miyagui!!!

Cara, a não ser que Jesus Cristo resolvesse montar uma empresa de vinho tinto, não existe produto mais confiável!!

Parabéns ao publicitário que teve a sacada!rs


Terminamos então esta nova coluna!

Mas antes de ir!

Um "antes e depois" da galera do filme!

um Abraço!

Daniel-san:Ralph Macchio

Johnny Lawrence : William Zabka
Ali Mills:Elizabeth Shue
John Kreese : Martin Kove


Sr. Miyagui : Noriyuki "Pat" Morita


DOIS POSTS EM UM: RETORNO

Olá a todos,

já faz um longo tempo!
voltando aos pouquinhos com o blog, começo com alguns posts variados..
O primeiro deles, é sobre uma brincadeira que o Sifu sempre faz durante os treinos:
JET LI , um exemplo a ser seguido.

Bom, quem nunca tomou algum golpe, e o "acusou" ? Quem nunca fez alguma careta na hora de golpear? E quem nunca chegou no Mogun meio "pra baixo", de forma que todos perceberam logo?
Nossas expressões faciais estão muito presentes no nosso dia-a-dia. Onde as pessoas que convivem conosco, caso realmente nos conheçam, tem total facilidade de saber como estamos.
Para os artistas marciais, isso é ainda mais comum... Devido as imagens de inúmeros filmes e estereótipos que temos dentro de nós, é muito comum atribuir a idéia de que fazendo cara de "mau", minha posição de guarda estará melhor garantida.

Sifu sempre comenta brincando que certo está o Jet Li... Afinal, não importando qual emoção a cena de determinado filme queira passar através de sua interpretação, sua expressão facial não muda..
E eis que percorrendo esses blogs de humor da vida, acho a imagem abaixo:
haha, não é o Jet Li, mas o Steven Seagal ( ou Estevão Gaivota em bom Português) também é um cara de poucas expressões.Claro, tirando a já tradicional mordidinha de lábio quando um jamaicano sem-noção mata um de seus parentes em algum de seus filmes e ele fica possesso.


Mas falando sério, a grande característica do artista marcial segundo o Sifu, é permanecer neutro independente de como a situação se apresentar.

A isso, cito uma expressão em japonês: "Aikawarazu desu yo."(あいかわらずですよ)

Que é uma resposta dada quando alguém pergunta : "Como você está?"

E que significa algo como: "Sem novidades."

Ou seja, se a pessoa que lhe pergunta estiver feliz, e você disser que está triste, talvez pertube a felicidade dela, e se você estiver feliz e ela triste, talvez se torne uma situação constrangedora...Assim melhor responder sempre: "Sem novidades"

Dessa forma, o artista marcial tenta seguir seu "Caminho" fazendo com que suas fraquezas não fiquem tão expostas...

"O verdadeiro samurai mesmo que esteja com fome, palita os dentes para que ninguém o saiba"

(HAGAKURE - Yamamoto Tsunetomo)





PARTE 2: DICA DE LIVRO



Prosseguindo, queria falar agora um pouquinho de um livro que voltei a ler recentemente pela "enésima" vez, chamado: "O zen nas artes marciais"(Zen in the Martial Arts,Joe Hyams.1979).Se não me engano, este livro encontra-se no Mogun na versão em inglês.

A primeira vez que o li, foi ainda em 2004, quando peguei também uma versão "Pocket" em inglês de um amigo que praticava artes marciais comigo aos Domingos de manhã. Na época lembro de ter lido em poucos dias, pois gostei muito.

O livro trata das aventuras do jornalista e escritor americano Joe Hyams no mundo das artes marciais. Onde este treinou com inúmeros instrutores de diferentes modalidades, incluindo Jim Lau do Ving Tsun e o próprio Bruce Lee com seu Jeet Kune Do.

A cada capítulo, ele narra algum dia seu de treino, onde recebeu uma lição de algum mestre(as minhas preferidas são as do mestre Han do Hapkido..rs) ou algum acontecimento memorável realizado por algum destes Mestres ou Instrutores.

Quando ganhei uma cópia em português deste livro no natal de 2005, e li pela segunda vez. Algo estava diferente. Não achava os "insights" do Joe Hyams tão legais assim.. na verdade muitas das vezes os achavam o oposto disso.. mas enfim.. vou deixar cada um que quiser ler, e tirar suas próprias conclusões..rs


Abaixo, transcrevo algumas linhas de um de meus capítulos favoritos:



Encontrei pela primeira vez o mestre de kenpo-karate Ed Parker em 1952, numa academia de Beverly Hills, onde ele alugava um espaço. Havaiano de belo porte, 1,80m de altura com um tufo espesso de cabelos negros, Parker lembrava-me uma árvore imensa, com braços fortes como galhos e pés nus enraizados na esteira de lona.(apesar do seu tamanho, ele se movimentava como um furacão). Usava um gi("kimono") gasto, convenientemente largo. Como sua faixa preta, o gi estava esbranquiçado em alguns pontos, devido a lutas e as muitas vezes em que fora lavado. Seu rosto era sereno e pacífico como se estivesse terminando uma meditação.


Lembro-me bem de minhas sessões iniciais em seu Dojo de Los Angeles, onde eu praticava Kumite com um adversário mais habilitado. Para compensar minha falta de conhecimento e experiência, eu tentava movimentos enganosos, austuciosos, que eram prontamente rebatidos. Fui dominado, e Parker viu-me duramente batido. Quando a luta terminou, eu estava arrasado. Parker chamou-me em seu escritório, uma sala pequena, escassamente mobiliada, com apenas uma escrivaninha riscada e cadeiras desconjuntadas.


-Por que você está tão desanimado?- perguntou-me.


-Por que não consegui marcar nenhum ponto.


Parker ergueu-se por detrás da escrivaninha, e tomando um pedaço de giz, traçou no chão uma linha de cerca de 1,5m de comprimento.


-Como você pode diminuir esta linha?- perguntou-me.


Observei a linha e dei-lhe várias respostas, incluindo a de cortar a linha em vários pedaços. Ele sacudiu a cabeça e traçou uma segunda linha, mais comprida do que a primeira.


-Como lhe parece agora a primeira linha?


-Mais curta-respondi.


Parker assentiu:-É sempre melhor aperfeiçoar e reforçar a sua própria linha ou conhecimento do que tentar cortar a linha do adversário. - Acompanhou-me até a porta e acrescentou: -Pense no que acabo de lhe dizer.


Pensei e me esforcei com empenho nos meses seguintes, desenvolvendo maior destreza, ampliando meus conhecimento e habilidade. Na proxima vez em que fui para a esteira enfrentar o mesmo oponente, este também se aperfeiçoara mais. Eu, porém, me saí bem melhor do que antes, porque aumentara o nível do meu conhecimento assim como desenvolvera minha habilidades...


(Aumente a sua linha. O Zen nas Artes Marciais, Joe Hyams.1979)

Até o próximo post no BLOG do Pereira.