segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O Retorno triunfal de VAN DAMME!

Ainda posso lembrar de um fim de tarde de 1993, quando estava na antiga terceira série do primário, e na hora da saída, passando por um amigo da rua chamado Zé Mario, que havia ido buscar sua irmã que era da minha sala disse:

"Deu mole mané! Perdeu o maior filmaço hoje na sessão da tarde!"

Minha mãe que ouviu o comentário disse quando nos distanciavamos:

"Ah!Era filme de luta! Eu gravei pra você!"

Minha mãe havia gravado o clássico dos clássicos : "O Grande Dragão Branco"(Bloodsport). É verdade que ela tinha começado a gravar da cena em que Van Damme joga fliperama com seu parceiro no filme Jackson. Mas isso não era problema, já que até o final do ano, eu assistiria TODOS os dias esse mesmo filme antes de ir pra escola. E quando consegui gravar desde o inicio, fiquei 94 inteiro assistindo também, o que confirma os estudos da Sitai Vanise, de que as crianças sentem-se confortáveis assistindo um mesmo filme centenas de vezes.

Porém, em 2003 já na faculdade, descobri que eu não era o único fã de Chong Li, Frank Dux, "Tijolo não revida", e tantos outros personagens e falas tão clássicos. Já que conheci um dos meus melhores amigos lá, Bruno "Leroy", interpretando a cena em que Van Damme perde a visão após uma trapaça de Chong Li na luta final em pleno pátio da Biologia.

E agora, em 2008, descubro que não só eu e Bruno, como também uma leva de pessoas da "Geração Van Damme", transformaram o fanfarrão astro em Cult em algum momento em todos estes anos.. Digo isso pois está para ser lançado o já antológico filme "J.C.V.D" onde Van Damme, interpreta a si mesmo!!!
(divulgação)
Há uns tempos atrás, saiu o boato que rolaria um filme onde João Claudio Van Damme entraria numa agência bancária, que seria assaltada. Todos os reféns então requisitariam uma atitude dele já que nas telas ele derrotara inumeros inimigos. A Sinopse prometia! E ano passado, tivemos a noticia de um roteiro um pouco diferente:

Van Damme, interpretando a si mesmo, se vê como ex-viciado, com a carreira decadente, desprestigiado, e precisando de umas doletas para pagar os advogados e conseguir a guarda dos filhos(até aí tudo real!) porém, João Claudio Van Damme descobre que estão rodando um filme sobre ele, sem seu conscentimento. Ele então invade a audição para o papel de si mesmo, e exige ser escalado... e a partir daí amigo espere por qualquer coisa...rs

Van Damme ja considera esse o melhor filme de sua carreira, é esperar pra ver!
O cara não desiste de "se achar"..rs
Momento de introspecção na nova película!
Baseado na história real do kickboxer americano Frank Dux,"O Grande Dragão Branco", hoje em dia soa quase como uma comédia, mas já foi um dos trunfos da Rede Globo nos Anos 90!
"tijolo não revida", "Você quebrou meu recorde, agora vou quebrar você" , etc etc... Mais frases clássicas por frame do que Tropa de Elite!
A maioria dos abusos dos garotos maiores judiando com os menores na minha rua, terminava com a frase: "Bora muleque! Diz matte! matte!" , fazendo alusão a clássica cena de vitória de Frank sobre Chong Li...rsrs Bons tempos!
Encerramos com a maior interpretação, o momento auge, o ápice de João Claudio, nesta cena onde ele não pode enxergar e que anos depois meu amigo Bruno reproduziu em plena faculdade..hahaha


J.C.V.D. tem direção assinada por Mabrouk El Mechri, o longa também, segundo sites especializados, foi muito elogiado no Festival de Cannes em maio. No Brasil a estréia será provavelmente em Julho de 2009!



Até a próxima!
Thiago,Moy Fat Lei