ONDE PRATICAR

ONDE PRATICAR
Clique na imagem e conheça os Nucleos da Moy Yat Ving Tsun no Rio

Wednesday, August 27, 2008

TOP 10 BLOG DO PEREIRA

Em 1984, o mundo era outro. As músicas, as roupas, as diversões, a maneira de pensar, e claro: O cinema!
A primeira parte dos anos 80 nos brindou com vários dos chamados "clássicos da Sessão da Tarde" como: Rambo:First Blood, De volta para o Futuro e Karate Kid!

Karate Kid marcou época de tal forma, que teve duas sequencias na mesma década , formando uma trilogia clássica! E uma quarta parte nos anos 90 com a Hillary Swank que putz! Melhor esquecer!

Karate Kid acabou virando parte da cultura pop, com referências em animações como Hércules da Disney e recentemente Kung Fu Panda.

Sua música tema, Glory of Love de Peter Cetera foi regravada várias vezes, como na versão da banda New Found Glory.

E aqui, nesta nova coluna do BLOG DO PEREIRA. Teremos um Top 10 com os melhores momentos da pelicula original!

Os Top 10 por aqui sempre reunirão clássicos dos filmes de artes marciais!

Espero que gostem!!


10 - Primeiro encontro entre Daniel-san e Sr. Miyagui



Quando você assistiu o desenrolar desta cena a primeira vez na Sessão da Tarde (duvido que alguém tenha visto no cinema!) , você provavelmente não desconfiava que estava para se formar uma das maiores duplas da história da sétima arte(rs), ao que Daniel LaRusso,o Karate Kid, vai a casa do zelador do lugar que acabou de se mudar, para que este conserte a pia de seu apê. Porém , o zelador não é ninguém menos que o Sr. Miyagui cara!

O primeiro encontro não foi dos melhores já que o Karate Kid interrompe o velho mestre em uma de suas atividades favoritas: Pegar moscas com os hashi!


Olha a cara que ele faz pro Daniel-san!!




9- Aprenda a conquistar garotas com Daniel-san.



Bom, alguns investem no físico, outros no intelectual.. mas não Daniel-san! Para conquistar seu par romântico no filme, ele faz embaixadinhas!!

Na sequência da festa na praia, Freddy Fernandez, seu novo vizinho, joga a pelota pra perto das meninas. Daniel aproveita a deixa e faz uma graça. Obviamente o ex-namorado da menina, Johnny Lawrence ,o rival de Daniel, chega, dá uns catiripapos nele, e a cena termina com o pessoal fazendo pouco caso do pobre Karate Kid.


8- Bernardinho da Cobra Kai.

Cansado de apanhar em todos os cantos, Daniel-san resolve começar no Karate de verdade.E somos finalmente apresentados a um dos maiores vilões dos anos 80(Afinal, quem teria um banner de si mesmo em tamanho real em seu próprio Dojo?). John Kreese, o Cobra Kai!

O cara é faixa-preta de Karate, veterano do Vietnã, o logo de sua escola é uma naja, sua escola se chama Cobra Kai(algo como: "Encontro dos Cobras"), e ainda por cima parece uma versão do técnico da seleção de volei Bernardinho "from hell" quando treina seus seguidores.

"-Pain, does not exist in this Dojo! Does it?

-No SENSEI!

-Defeat does not exist in this Dojo! Does it?

-NO SENSEI!"

hehehe


7- Fantasias.

Como todo filme oitentista que se preze, Karate Kid também tem sua festinha da escola onde o principal chega perto de ficar com seu par romântico mas apanha no final.

Porém, esta festa assim como a de "De Volta para o Futuro", não foi qualquer uma. Já que duas fantasias ficaram marcadas para aquela geração: a de chuveiro e a de caveira.

A de chuveiro foi uma invenção improvisada do Sr. Miyagui para o Daniel ir a festa! Já as de Caveira foram usadas por Johnny Lawrence e seus comparsas do Cobra Kai!

Para a história!rs

6- Casa do Sr. Miyagui.

Uma coisa que nunca ficou clara pra mim, foi o "Porque" do Senhor Miyagui ser um zelador que vive numa quitinete de um cortiço, se ele tem uma tremenda casa "Japanese style" a poucos quilometros dali!

Quando ele resolve começar a treinar o Daniel-San, vemos essa tal casa a primeira vez. Tá certo que tá meio caidinha, mas o cara além de tudo tinha uma coleção de carros clássicos!

Então por que diabos não morar ali?!?!


5- Faixinha do Daniel-san

Uma coisa é certa, você até poderia se considerar um cara "mau", sagaz, até mesmo um "badass" quem sabe nos anos 80. Mas você só seria levado a sério se tivesse uma faixa amarrada na sua cabeça! E sabe-se lá Deus porque!

Por alguma razão, hollywood passou para aquela geração que uma faixa amarrada à cabeça valia mais que mil palavras! E Daniel-san não ficava de fora! A lendária faixinha que todo mundo no meu saudoso Colégio Salesiano em Rocha Miranda queria igual, era parte quase indispensável no Karate Kid, porém, nem mesmo Madureira na época foi capaz de provir uma falsificaçãozinha sequer para nosso deleite.

Outros ícones da época que também usaram faixinhas na cabeça foram obviamente John Rambo e o personagem Kokimoto da novela mexicana Carrossel! rs

4- A era dos video-clipes.

Ahhh "The 80´s" ... parece que foi ontem, mas já fazem mais de 20 anos, que todo o filme estilo Sessão da Tarde, como Karate Kid, tinha o seu momento video-clipe! rs

Nada como fazer uma montagem de algum momento divertido ou dramático com o personagem principal, e jogar uma música bem característica da época em cima, com muita bateria eletrônica e teclados! E claro! um vocal estilo "eye of the tiger" pra completar!rs

Em Karate Kid, isso acontece quando finalmente Daniel vai curtir um pouco num parque da cidade com a menina que gosta, Ali Mills!

3- Pegar moscas com os Hashi.

Como havia dito acima, o principal lazer do velho Miyagui é tentar pegar moscas com os Hashi(ou pauzinhos) .
"Quem consegue pegar mosca com pauzinho, pode fazer qualquer coisa."
Foi o que disse o Velho Mestre.

A cena é sensacional, porque Daniel-san chega desconfiado e obviamente, usando seu mais novo "simbionte" na cabeça, a faixinha branca. Ele então vê seu mestre "viajando" brincando com os Hashi. Na primeira cara que o Daniel faz ao ver tal cena, eu sempre imaginei que ele estivesse pensando;
"O que esse velho maluco tá fazendo? Será que ele tá tentando beliscar alguma alma penada com os pauzinhos?"

Mas Miyagui explica a seu franzino pupilo e este resolve tentar. E eis que o mancebo pega uma mosca!
Sr. Miyagui que vinha tentando o feito desde a época de Okinawa, acha tudo uma grande injustiça e vai embora reclamando!rs

Quem nunca lembrou de Karate Kid a primeira vez que comeu com Hashi que atire a primeira pedra!rs


2- Treinamento.

"Na rua, se você anda pelo lado direito, OK, se você anda pelo lado esquerdo, OK. Se você anda pelo meio, logo logo você é amassado, igualzinho a uma uva. Aqui, Karate mesma coisa.Ou seu Karate bom, ou seu Karate ruim. Se seu Karate mais ou menos.. (gesto de espremer) .. igualzinho a uva."

Cara, estas linhas foram ditas por Pat Morita, o ator que interpretou o Sr. Miyagui, segundos antes de começar uma das sequências de treino mais famosas da história do cinema!!
O trabalho lúdico do velho mestre conta muito neste treinamento!
Ele bota o muleque pra ralar literalmente!
Encerar o carro, lixar o chão, pintar a cerca, pintar a casa , coçar as costas dele, comprar pão de manhã, lavar banheiro, etc.. Enfim, Daniel-san antes de ser considerado um Karate Kid, ralou muito e reformou sozinho a casa inteira do Miyagui!


Temos algumas cenas antológicas durante o treino, como quando Sr. Miyagui quebra umas garrafas com um golpe com a faca da mão, de uns arruaceiros na praia ou quando Daniel aprende alguns movimentos em cima de uma canoa enquanto o lendário mestre pesca um peixinho na lagoa!

Sensacional!rs

"Breath in... Breath out... Breath in... Breath out..."

(Sr. Miyagui para Daniel-san durante o treino.)

Eu já limpei e encerei o carro do meu pai milhões de vezes e ainda assim ano passado quase perco o nariz. Isso não é justo!rs

1- Sr. Miyagui para a eternidade.


Aposto que você pensou que a primeira colocação seria do golpe da Garça do Daniel-san certo??
Errou!rs
Nada paga esta imagem!
O saudoso Noriyuki "Pat" Morita, que interpretou o Sr. Miyagui, virou sim uma lenda, mas também é verdade que não emplacou nenhum sucesso depois da trilogia clássica Karate Kid (Karate Kid 4 não é Karate Kid!)

Assim, o velho mestre teve que se virar pra continuar comprando seus blusões creme. E nada melhor do que uma linha de cera de automóveis do Sr. Miyagui!!!

Cara, a não ser que Jesus Cristo resolvesse montar uma empresa de vinho tinto, não existe produto mais confiável!!

Parabéns ao publicitário que teve a sacada!rs


Terminamos então esta nova coluna!

Mas antes de ir!

Um "antes e depois" da galera do filme!

um Abraço!

Daniel-san:Ralph Macchio

Johnny Lawrence : William Zabka
Ali Mills:Elizabeth Shue
John Kreese : Martin Kove


Sr. Miyagui : Noriyuki "Pat" Morita


1 comment: