terça-feira, 10 de junho de 2008

VIAGEM A ANGOLA: PARTE 2

Como todos sabem, a duas semanas atrás Sifu Julio Camacho e Sisok Felipe Soares estiveram em Angola a convite de William Franco, praticante que reside lá atualmente.

Finalmente teremos a segunda leva de fotos desta viagem, com legendas providas pelo próprio Sisok Soares, numa participação mais do que especial aqui no BLOG.

Então com vocês, Sisok Felipe Soares(Moy Fei Lap):
Foto 1 - Sifu na praia Nós ficamos hospedados no centro de Luanda. Andando um pouco (10 minutos) se chega na avenida dessa praia (é uma praia de baía, sem ondas). Tem apartamentos e restaurantes bons nessa parte, mas a praia é totalmente poluída. Ainda assim, o visual consegue ser bonito em alguns pontos como esse da foto. Passados 8 meses da primeira viagem, eu e o Sifu ficamos com a impressão que a cidade melhorou desde então, principalmente no quesito limpeza. Está longe de ser o ideal, claro, mas a melhora é visível principalmente para quem, como nós, não está lá todo dia.
Foto 2 - Sifu com incenso A cerimônia do William de acesso ao Biu Ji começou na sala reservada (sala vip) de um belo restaurante chinês de Luanda. Essa foto mostra logo o início da noite, quando chegamos mais cedo, preparamos a sala e o Sifu acendeu o incenso prestando respeito aos ancestrais representados pela foto do Grão-Mestre Moy Yat.
Foto 3 - Foto Si-To Essa foto foi batida logo depois da anterior. Note que a sala reservada não era exatamente grande. Cabia basicamente uma mesa de jantar que inclusive aparece em primeiro plano na foto. Por conta disso, invertemos a ordem usual e começamos a cerimônia pelo jantar com os convidados escolhidos pelo William (que serão mostrados numa foto posterior).
Foto 4 - William executando Cham Kiu Depois da primeira parte da cerimônia no restaurante, Sifu, eu e William chegamos em casa para fazer a segunda parte. Agora com o espaço necessário, William executou o Cham Kiu e completou a cerimônia de uma maneira intimista, mas com forte emoção.
Foto 5 - No restaurante com Monica Guerra e Spencer Gomes A cerimônia ocorreu na sexta, penúltimo dia da viagem. Mas na quarta, tivemos um outro jantar muito especial com o Spencer Gomes e a Monica Guerra.

O Spencer é o primeiro Siu Ye Kuen de Angola. Ele já começou a treinar sob os cuidados do William e é bem possível que faça admissão na próxima visita do Sifu. É um menino muito especial que chegou no restaurante super nervoso pelo fato de ver o Sifu pela primeira vez, mas durante o jantar foi se soltando e no final se divertiu bastante. Na hora da foto você pode notar que ele ainda estava bem "travado". A Monica é uma grande amiga do William que o ajuda muito em Angola. Ela também é dentista e em breve iniciará seu treinamento. Essa foi a segunda vez que ela encontrou com o Sifu. Na viagem anterior nos também jantamos juntos.
Foto 6 - Nossa rua Essa foto mostra a visão do restaurante onde tomamos café diversas vezes. Esse restaurante fica na praça que também dá para a rua onde o William mora (e onde nós ficamos hospedados). Note a quantidade de carros parados em fila dupla e tripla contrastando com a típica figura angolana da mulher carregando a bacia (acho que é de água) na cabeça.
Foto 7 - Sonito Castelo Sonito Castelo é um ex-boxeador (parece que pelo intercâmbio com Cuba, Angola tem uma boa tradição no boxe) que após contato com o William se interessou pelo Ving Tsun. Essa foto foi batida na clínica onde o William trabalha depois de fazernos uma pequena demonstração para o Sonito.

Foto 8 - Foto oficial da cerimônia E, finalmente, chegamos na foto oficial da XXII Cerimônia Tradicional da Família Moy Jo Lei Ou, a segunda feita em solo angolano. Destaco a presença do Spencer, com seu pai (ao meu lado) e irmã, assim como outros convidados celebrando o acesso do William ao Nível Avançado do Sistema Ving Tsun. Abraços!

Fei Lap


O Blog do Pereira agradece ao Sisok Felipe Soares pelo texto e ao Sifu Julio Camacho pelas fotos.
Desejando ainda boa sorte ao irmão William Franco em Luanda e a todos os futuros praticantes de lá!


Moy Fat Lei