segunda-feira, 9 de junho de 2008

FORBIDDEN KINGDOM : Critica

Bom, o BLOG DO PEREIRA volta a falar de cinema, e desta vez queria que você , pessoa que já viveu os anos 80, pare um pouco e se lembre, se por acaso um dos seus sonhos de infância ou adolescência não foi esse: Stallone e o Governator Shwarzernnegger juntos em uma mesma película??! Afinal, os caras mandavam na industria naquela década , então imagina só:
Em Exterminador do Futuro 2, em vez do Androide interpretado por Shwarza ficar bonzinho, ele poderia continuar querendo matar o pequeno John O´connor, e o guarda-costas do muleke poderia ser ninguém menos que Marion Cobrette, também conhecido por Stallone Cobra. Um dos personagens mais legais de Sylvester Stallone!
ou então isso:
Baseado no clássico game homônimo de Nintendo e Phantom System, o filme CONTRA. Traria o Governator unindo forças com Stallone pra dar um corretivo nos Aliens que estão a fim de zoar com a Terra. Seria perfeito! Até os personagens do jogo foram baseados neles, olha aê em cima!

E eis que agora, 20 anos depois, não através desses dois icones, teriamos o sonho do crossover realizado, através de um filme com Jet Li e Jackie Chan!!!

Porém...

Este filme é mais uma adaptação do conto chinês Jornada para o Oeste, que deu origem a inumeras obras, entre elas o mega-sucesso Dragon Ball.
Um muleke dos US and A, viciado em filmes de Kung Fu dos anos 70, descobre o bastão do Rei Macaco em uma loja de Chinatown (Ok! Bem original) , pra variar, ele é o mané do bairro, e uns latinos o obrigam a ir na loja do tiozinho que vende os VHS pra ele, pra que assaltassem a loja..

Bom dado este primeiro spoiler, o que se segue é um roteiro sem pé nem cabeça, onde o garoto é transportado graças ao bastão a China antiga. Mas o ator Michael Angarano, que faz o muleke, não convence! É muito ruim!
Falta carisma! E porque o bastão não poderia estar numa lojinha da Guiana Francesa? Ou quem sabe numa lojinha da Noruega? Porque tem que ser sempre nos US and A??
Acho que todos já sabem a resposta né...
O que tentam fazer é uma nova versão de Karate Kid. Mas cara, o Michael Angarano tá longe do carisma do Ralph Macchio! E nem o Jackie Chan e o Jet Li juntos ensinando o mancebo, chegam perto do Sr. Miagui(Pat Morita).

O que se segue é uma avalanche de erros, onde a missão do garoto junto de Jackie Chan, Jet Li, e de uma menina apelidada de Pardal, é chegar a montanha dos cinco elementos (nomezinho original!) e entregar o bastão ao Rei Macaco que está aprisionado pelo temível Rei de Jade.

Bom, tenho que abrir um parentese pra falar do Jackie, o qual vem me decepcionando cada vez mais...


Jackie Chan começou como dublê após se forma na Ópera de Pequim junto de Sammo Hung, Yuen Biao e Yuen Woo Ping. Na época, era considerado o dublê mais louco da Ásia pois topava tudo. Isso o levou a participar de dois filmes de Bruce Lee : Fúria do Dragão e Enter the Dragon.
Porém, sua grande chance veio em 1978, quando Yuen Woo Ping, seu Sihing na Ópera, o convidou para estrelar um dos divisores de água do cinema de Hong Kong: THE DRUNKEN MASTER(foto).


Nascia uma nova estrela e nos anos 80 Jackie atingiu seu auge. Muitos não acreditavam como um cara nascido em 1954 tinha tanto vigor. Jackie também ficou conhecido por fazer todas as suas cenas, e em 1994, abalou a industria novamente com aquele que é considerado seu melhor filme:
THE DRUNKEN MASTER 2, estrelado junto da lendária Anita Mui(foto):

Jackie e Anita Mui na melhor sequência do filme Drunken Master 2(1994)

Porém, por razões misticas, Jackie começou a embalar filmes fracos e pastelões depois de Terno de 2 bilhões de dólares. E os famigerados "cabos", usados em Matrix e As Panteras, e muito criticados por ele , começaram a ser utilizados em seus filmes.
Jackie tentou ressucitar seu estilo com o fraco filme New Police Story mas não deu, e agora, em 2008, junto de Jet Li, seria seu momento de redenção, mesmo porque, a internet estremeceu quando descobriram que ele interpretaria Lu, um dos oito imortais bêbados, citados no primeiro Drunken Master, de 1978, o Drunken Boxe estava de volta!
A foto que fez a internet vibrar: Jackie Chan em uma das fanfarrônicas posições do Drunken Boxe.

Mas infelizmente, o filme é muuuuito ruim!
Jackie adota o muleke assim que ele chega a China antiga, e com inumeros furos no roteiro, começa a ensinar Kung Fu pro carinha, sem mais nem menos. Hora ou outra, Jackie solta falas de Bruce Lee(o que não faltam são referencias a ele no filme). E o que era para ser o ápice do filme, a esperada treta com Jet Li ( que interpreta o monge silencioso) , é fraca, fraca ...

Diferente de Jackie, Jet Li mantém a sobriedade em meio a esta grande galhofa, e sai ileso de criticas...

O pior, é que o Jet Li que botou seu rico dinheirinho nesta produção, combinou o seguinte:

"Se o filme fizer menos de 50 milhões, é um fiasco.
Se o filme fizer 50 milhões, negociamos o 2.
Se o filme fizer mais do que isso, a sequência está garantida."

O filme fez 70 milhões até agora...


NÃÃÃÃÃOOOOO!!!

Com estréia prevista para Setembro no Brasil, não perca seu tempo! Jogue uma partidinha de truco que você ganha mais! acredite!


Aqui vão alguns trailer de filmes de Jackie Chan na época em que ele era Jackie Chan:

o filme mais plagiado da historia do cinema: o inacreditavel POLICE STORY:

http://www.youtube.com/watch?v=nvkpuTRQbGs

O filme com a cena de luta eleita a melhor de todos os tempos entre Jackie Chan e Jet Urquidez. Com participação de Sammo Hung e Yuen Biao :
DETONANDO EM BARCELONA(Wheels on Meals):

http://www.youtube.com/watch?v=9FRM6gFZOP8

O filme que levou Jackie Chan ao estrelato:
THE DRUNKEN MASTER:

http://www.youtube.com/watch?v=i4SkO3ypCXw

e por último, o filme eleito como o melhor de todos os tempos de Jackie Chan, inclusive por ele mesmo:

O MESTRE INVENCÍVEL(THE DRUNKEN MASTER 2):

http://www.youtube.com/watch?v=iaGAWclck0A

Jackie Chan tentando segurar o Tio Bruce em Enter the Dragon(Operação Dragão).


E pra fechar, um top 10 com as maiores cenas perigosas comentadas do Jackie Chan (reparem, estou tentando salvar a imagem do cara..rs):

http://www.youtube.com/watch?v=cI1AwZN4ZYg&eurl=http://www.orkut.com/FavoriteVideos.aspx?uid=2038065839716225394&na=3&nst=6&nid=dWlkXzY3NjMxMzM5fGZ0X3ZpZCxud1


E NÃO PERCAM!

AINDA HOJE UM POST COM A SEGUNDA PARTE DA VIAGEM A ANGOLA DE SIFU JULIO CAMACHO E SISOK FELIPE SOARES!

Moy Fat Lei