quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Olá a todos ,

Em mais um post no meu bog, gostaria de comunicar que graças a três pessoas em especial, já temos condições de colocar uma antiga idéia do Sifu em vigor: Que seria a de exibirmos dois filmes por mês no Mogun.
William Franco antes de viajar para Angola, deu de presente seu projetor para a Familia Kung Fu. E com algumas instalações de última hora, a um pedido do Sifu. Eu, Teo, Sisok Ursula, Paula Gama,Thiago Silva e Carlos Antunes, colocamos para rodar numa quarta a noite chuvosa, o filme "Mestre das Armas" (Fearless,2006) na parede da "Sala Master".
Sifu dava pausas ao longo do filme, para comentar pequenos grandes detalhes, escondidos nesta produção. Para quem não entendeu, Sifu fazia colocações pertinentes sobre detalhes culturais, que o filme não pára exatamente para ficar explicando, mas que eles estão lá para quem consegue ver.
Em 2001, Sigung fez o mesmo ao exibir "O Tigre e o Dragão"("Crouching Tiger,Hidden Dragon",2000). Dando detalhes tão sutis para os presentes sobre a projeção, que faz qualquer um ver o quanto é até ridiculo quando alguém critica um filme como "HERÓI"(Hero,2002) , só porque os personagens voam.

Voltando ao tema, Sifu pediu a mim e a Carlos Antunes para providenciar a instalação do projetor no Mogun, de forma apropriada para exibição quando necessário. Com milhares de coisas pendentes, não abracei a missão, mas Carlos Antunes como sempre levou até o fim, e com a ajuda de Thiago Silva(Chi Yau Si), no último Sábado, instalou o projetor no teto da sala 129, deixando marcados também os furos para prender o enorme telão que já se encontra no Mogun também.
Assistir filmes na presença do Sifu e na companhia da Familia Kung Fu, tendo a oportunidade de saber um pouco mais a respeito do que nossos olhos não captam, é uma experiência muito boa!
E não estou reduzindo a utilidade do projetor só a exibição de filmes comercializados, mas também aos nossos videos internos da Familia que já estão sendo passados para DVD.

abaixo, minhas 3 primeiras sugestões de filmes que possuo,para a exibição no nosso projetor:

1) "Shaolin Soccer" (Stephen Chow, 2001)

Em 2005, conheci Thiago Wasserman no curso de japonês, e todo o Sábado quando íamos embora juntos, ele me falava sobre o mesmo filme: "Shaolin Soccer". Ele dizia que eu tinha que ver porque era algo sensacional. E num evento de anime(desenhos japoneses) em Abril daquele ano, finalmente consegui uma cópia do que eu considero o maior filme de comédia e de kung fu(com todos os sentidos da palavra) que já assisti!

Stephen Chow, (o autor/diretor/ator principal do filme), é considerado uma espécie de gênio da comédia em Hong Kong.Treinou Ving Tsun em sua juventude com o lendário Wong Shun Leung , e é fã assumido de Bruce Lee, o qual sempre tenta citar em seus filmes.
Ele foi o responsável pelo sucesso inesperado de bilheteria, "Kung Fusão"(Kung Fu Hustle,2004). E muito antes, em 2001, deu ao mundo esta obra prima chamada "Shaolin Soccer".
Shaolin Soccer, conta a história de Sing "Perna-de-ferro"(Stephen Chow). Um ex estudante de kung fu shaolin, que junto de seus irmãos kung fu(Sim! Eles se tratam como Sihing e Sidai no filme!) , receberam a missão de seu Sifu antes de falecer, de propagar o Kung Fu Shaolin pelo mundo todo!Porém, cada um segue caminhos diferentes, mas Sing após conhecer o ex-jogador decadente da Seleção Chinesa "Golden Leg"(!!!!!), e nunca ter esquecido a promessa que fez a seu Sifu.Resolve convocar seus irmãos kung fu a formarem um time de futebol utilizando suas habilidades de Kung Fu para participarem do Campeonato Nacional.

Eles são cinco:
Cabeça-de-ferro: O Dai Sihing. Fumante, deixa os ensinamentos de Shaolin de lado, e arruma um emprego numa boate como "faz tudo" onde vive sendo humilhado pelo seu patrão.Porém nada faz, pois precisa sustentar a Familia.
Mãos-leves: Esse irmão vive desempregado num barraco perto de um ferro velho lembrando de como eram os tempos de Shaolin.
Colete-Leve: Esse é o irmão Kung Fu caçula. Dono de um corpo muito trabalhado quando treinava, agora se encontra gordo e sem capacidade de usar sua técnica do "Colete Leve de Shaolin".
Pernas-de-Gancho: Trabalha numa floricultura. O mais turrão dos cinco, vive revoltado por estar perdendo cabelo.
Camisa-de-Ferro: Finge que é um rico empresário, é um dos mais velhos de idade.
Sing "Perna-de-ferro": O mais destemido dos irmãos. Nunca esqueceu o Kung Fu Shaolin, e após encontrar-se com o decadente "Golden Leg", forma o time "Shaolin" de futebol amador com seus irmãos kung fu e partem para o campeonato nacional!

Nota: Os apelidos de cada personagem, dizem respeito a sua especialidade no Kung Fu Shaolin.

("Mãos-Leves" já no gol do "Time Shaolin". Mais uma homenagem à Bruce Lee feita por Stephen Chow.)

trailer no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=bXJzBUAH32A&mode=related&search=Trailer%20Shaolin%20Soccer

2) The Prodigal Son(
Yuen Biao e Sammo Hung) - "A história de Leung Jan(ving tsun)".

Filme muito legal do início dos anos oitenta, com os dois melhores amigos de Jackie Chan desde os tempos da "Ópera de Pequim": Yuen Biao (como o lendário mestre de Ving Tsun ,Leung Jan). E o sempre engraçadissimo Sammo Hung,(como o também patriarca do Sistema Ving Tsun, Wong Wah Bo).

Leung Jan, é filho de uma rica família da província de Fat San(Fó Shan), no sul da China. Ele acha que é o melhor lutador de toda a região, mas mal sabe que seu acompanhante(uma espécie de babá), paga para que seus adversários percam as lutas.
Num belo dia, chega a Fat San a Ópera Cantonesa, e o Sifu de Ving Tsun Leung Yee Tai, interpreta a personagem feminina da Ópera tão bem nas apresentações, que alguns empregados da Familia de Leung Jan que assisitiam a uma delas, vão aos camarins dar em cima, achando que se tratava de uma mulher realmente. Leung Yee Tai, bate em todos, e quando Leung Jan chega no dia seguinte para tirar satisfações, Leung Yee Tai o derrota facilmente.Leung Jan percebendo que está diante de um Mestre sem igual, resolve segui-lo até que o aceite como discipulo.

O filme é uma comédia muito "família", com algumas cenas antológicas como quando Leung Jan tem que interpretar o General Kwan Kun na apresentação da Ópera em cima da hora, por um pedido de Leung Yee Tai.

Para quem é praticante , as cenas em que Leung Jan aprende a base "Yee Ji Kim Yeung Ma" e a cena do Baai Si, são bem marcantes! Vale uma conferida!

(Leung Yee Tai (Lan Ching Yin)à direita,ocupa a Linha Central com um Tan Sao em uma cena do filme)

trailer no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=vg4iintBLvI

3) WING CHUN - THE MOVIE (Michele Yeoh e Donnie Yen, 1992)


De longe, o mais fraco dos três, porém não menos curioso.
O filme conta a história de Yim Ving Tsun, uma mulher que vive com seu pai, irmã e tia numa casa onde também vendem Tofu(Dao Fu). Ving Tsun passou por um árduo treinamento com uma misteriosa monja(Ng Mui) e perdeu sua feminilidade sendo motivo de burburinho algumas vezes.
Uma jovem que perdeu seu marido,passa a morar na casa de Wing Chun, despertando num líder local, o desejo de tê-la em seus braços. Wing Chun tenta defende-la mas é derrotada.
Neste meio tempo, seu antigo amigo de infância, Leung Bok Toa, retorna a vila onde ela vive, porém ele não a reconhece e a confunde com a menina que agora mora em sua casa.(o que rende algumas inocentes cenas de comédia.)
Ving Tsun, marca um desafio com o perverso rufião, e vai até sua mestra em busca de treinamento para reencontrar sua feminilidade perdida e resgatar sua amiga e o amor de Bok Toa.

Para os praticantes, uma das cenas mais legais do filme, é quando ela olha para Bok Toa antes de lutar com o rufião e pede:
"Baat Jam Doa!" - E Bok Toa entrega as duas facas nas mãos de Ving Tsun para lutar.

O filme também conta com uma das lendas de filmes de artes marciais, Donnie Yen ( que entre seus papéis interpretou "Céu" em "Herói"), e Michele Yeoh ( conhecida na Ásia como "Jackie Chan de saias" pelos fãs.) entre seus papéis mais famosos está "Shu Lien", um dos personagens principais em "O Tigre e o Dragão"(2002)

Por curiosidade, vale conferir!

trailer no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=f-v7JVWAbv8